Pastor Cavalcante tem bens apreendidos e é conduzido à delegacia por 'rachadinha

O pastor foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos por posse irregular de arma

Por Dominic Ferreira,

O ex-deputado estadual José Alves Cavalcante, conhecido como 'Pastor Cavalcante', foi alvo de uma operação conduzida pelo Ministério Público do Maranhão, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta quarta-feira (3), em Imperatriz.

Foto: Reprodução/Divulgação/MP-MAO pastor Cavalcante foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos por posse irregular de arma.
O pastor Cavalcante foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos por posse irregular de arma.

O Pastor Cavalcante, que também exerce o cargo de presidente da Convenção de Ministros Igrejas Assembleias de Deus no Maranhão (COMADESMA), é investigado pela prática de 'rachadinha'. Esse esquema consiste na apropriação indevida de parte dos salários de assessores ou servidores indicados por um parlamentar.

De acordo com as investigações, as 'rachadinhas' teriam ocorrido durante o mandato de Cavalcante como deputado estadual, entre os anos de 2019 e 2022. Os recursos desviados seriam provenientes dos salários dos assessores, muitos deles familiares ou funcionários de confiança, lotados em seu gabinete na Assembleia Legislativa.

A Promotoria de Açailândia revelou que os funcionários recebiam grandes quantias em dinheiro vivo, destinadas a realizar depósitos bancários, muitas vezes sem identificação. Estima-se que tenha ocorrido uma movimentação financeira irregular de aproximadamente R$ 4 milhões ao longo de dois anos.

Sob coordenação do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do Maranhão (Gaeco), a operação, batizada de 'Damnare Avaritia', cumpriu mandados de busca e apreensão em residências localizadas nos municípios de Imperatriz, Açailândia e Governador Edison Lobão.

Durante a ação, foram apreendidos diversos documentos, bens, computadores, celulares, veículos, além de uma arma de fogo e munições encontradas na residência do Pastor Cavalcante. Devido à irregularidade da posse da arma, o pastor foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.

Além do ex-deputado, também foram alvos da operação a residência do seu filho, Jefte Cavalcante, e do tesoureiro das igrejas vinculadas ao pastor, José Félix Costa Júnior.

Fonte: G1/MA

Comente

Pequisar