Pastor Cavalcante tem bens apreendidos e é conduzido à delegacia por 'rachadinha
O pastor foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos por posse irregular de arma
O ex-deputado estadual José Alves Cavalcante, conhecido como 'Pastor Cavalcante', foi alvo de uma operação conduzida pelo Ministério Público do Maranhão, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta quarta-feira (3), em Imperatriz.
O Pastor Cavalcante, que também exerce o cargo de presidente da Convenção de Ministros Igrejas Assembleias de Deus no Maranhão (COMADESMA), é investigado pela prática de 'rachadinha'. Esse esquema consiste na apropriação indevida de parte dos salários de assessores ou servidores indicados por um parlamentar.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com as investigações, as 'rachadinhas' teriam ocorrido durante o mandato de Cavalcante como deputado estadual, entre os anos de 2019 e 2022. Os recursos desviados seriam provenientes dos salários dos assessores, muitos deles familiares ou funcionários de confiança, lotados em seu gabinete na Assembleia Legislativa.
A Promotoria de Açailândia revelou que os funcionários recebiam grandes quantias em dinheiro vivo, destinadas a realizar depósitos bancários, muitas vezes sem identificação. Estima-se que tenha ocorrido uma movimentação financeira irregular de aproximadamente R$ 4 milhões ao longo de dois anos.
Sob coordenação do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do Maranhão (Gaeco), a operação, batizada de 'Damnare Avaritia', cumpriu mandados de busca e apreensão em residências localizadas nos municípios de Imperatriz, Açailândia e Governador Edison Lobão.
Durante a ação, foram apreendidos diversos documentos, bens, computadores, celulares, veículos, além de uma arma de fogo e munições encontradas na residência do Pastor Cavalcante. Devido à irregularidade da posse da arma, o pastor foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.
Além do ex-deputado, também foram alvos da operação a residência do seu filho, Jefte Cavalcante, e do tesoureiro das igrejas vinculadas ao pastor, José Félix Costa Júnior.
Fonte: G1/MA