Policiais denunciam abusos no Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual

Profissionais alegam sofrer perseguição e relatam má distribuição de verbas

Por Redação do Portal AZ,

Em uma espécie de abaixo assinado encaminhado para as redações,  policiais relatam falta de escala fixa, escalas de viagem sem consulta prévia e má distribuição de verbas no Bpre, alegando verdadeira perseguição do comando sob as ordens do major Fabio. 

Os praças do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) denunciaram uma série de abusos e perseguições que segundo eles estão ocorrendo dentro do batalhão, incluindo a falta de uma escala fixa de trabalho, escalas de viagem no interior do estado sem consulta prévia e má distribuição de verba proveniente de convênio com o Detran. O Comandante do Policiamento de Trânsito, comentou as denúncias ao Portal AZ e afirmou não haver irregularidades.

Foto: DivulgaçãoPolícia Militar - Bpre

Eles afirmam que essa situação gera perseguição dentro do batalhão, comandado pelo major Fábio da Costa Soares, que os mantém constantemente à disposição, prejudicando seu direito ao descanso e lazer com as famílias. 

Os policiais afirmam ainda que são os únicos na capital que não têm uma escala fixa, sendo necessário aguardar diariamente a divulgação da escala do dia seguinte para saber se serão designados para meio turno ou dois turnos de blitz, o que os deixa vulneráveis a escalas a qualquer momento e possíveis retaliações por reclamações.

Além disso, alegam que são escalados para viagens de blitz no interior do estado sem que haja consulta prévia sobre quem está disposto a participar, ficando sabendo da viagem apenas um dia antes.

Outra questão levantada pelos policiais é a distribuição da verba proveniente de convênio com o Detran, que, segundo eles, não é distribuída de maneira adequada. “Enquanto no BPTRAN, outro batalhão de trânsito da capital, todos os policiais têm escala fixa e recebem a gratificação do convênio, no BPRE apenas alguns privilegiados têm acesso a esse recurso”, relatam. 

O outro lado

O Portal AZ entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do estado para averiguar as denúncias e obteve posicionamento do Comandante do Policiamento de Trânsito, coronel Ramos, que negou que qualquer perseguição esteja havendo no batalhão. O coronel também solicitou que os policiais abram uma denúncia formal que possa ser apurada pela corregedoria.

Segundo o comandante, há dois tipos de escalas para os policiais do Bpre, e a lei demanda carga-horária diferente de folgas para cada uma delas, sendo obrigatório apenas que o policial cumpra a sua carga designada e receba folgas coerentes com as escalas que cumpriram. Ele explica ainda, que não é possível padronizar as escalas para que sejam fixas, pois a demanda de serviços precisa ser cumprida. "Nós temos 200 policiais, é muito mais fácil o policial se adaptar a escala, do que nós adaptarmos a escala para ele", explica

Sobre as alegadas perseguições, o comandante informa que nenhum denúncia formal foi recebida para ser averiaguada. " O comando está de portas abertas", disse. 

A respeito de suposta verba que estaria sendo destinada apenas para alguns, o coronel Ramos elucidou que o valor não se refere a multas, e que não existe tal gratificação atrelada a aplicação de multas. O dinheiro é oriundo de convênio com o Detran e é distribuído em regime de rodízio entre policiais.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar