Operação "Shamar" intensifica combate à violência contra a mulher no Piauí
Ação nacional reforça medidas no dia em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos
Nesta quarta-feira (7), as forças de segurança do Piauí lançaram o dia D da "Operação Shamar", destinada a intensificar o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa, realizada de forma integrada, envolve a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, com atividades centralizadas no Quartel do Comando-Geral (QCG) em Teresina.
Até o momento cinco pessoas foram presas durante as ações da Operação Shamar.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A operação, que teve início em 1º de agosto, foca na apuração de denúncias de violência doméstica, cumprimento de mandados de prisão, conclusão de inquéritos policiais e fiscalização das Medidas Protetivas de Urgência. Também estão previstas ações educativas, como palestras e distribuição de panfletos.
A "Operação Shamar", cujo nome significa "cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar" em hebraico, é reforçada neste dia simbólico, quando a Lei Maria da Penha celebra 18 anos de implementação. "A Patrulha Maria da Penha intensificará a fiscalização das medidas protetivas e participará de palestras educativas, orientando as mulheres sobre a saída dos ciclos de violência", afirma a major Leoneide Rocha, comandante da Patrulha Maria da Penha no Piauí.
A ação visa prevenir e reprimir a violência doméstica e familiar, com especial foco no combate ao feminicídio. A Polícia Civil do Piauí está empenhada em cumprir mandados, restaurar inquéritos e fiscalizar denúncias. "Hoje é um dia simbólico para chamar a atenção da sociedade contra a violência contra a mulher", destaca a delegada Bruna Fontenele, diretora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher.
A Guarda Civil Municipal também participa ativamente da operação, conforme explica a guarda Liara Lyara Aguiar: "Unir forças com a Polícia Civil e a Polícia Militar é crucial para ajudar as mulheres em situação de extrema violência".
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí reforçará as ações durante todo o mês. "Nosso objetivo é resguardar a vida das mulheres e interromper a cultura de violência, oferecendo todo o suporte necessário", conclui a tenente-coronel Najra Nunes.
Fonte: Com informações da SSP/PI