Roubos no Centro de Teresina caem 60% em agosto, diz SSP

Região central da capital ainda concentra maior parte dos furtos e roubos da cidade

Por Redação do Portal AZ,

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou nesta segunda-feira (9) uma queda de 60,18% nos roubos registrados no centro de Teresina durante o mês de agosto de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O início do ano foi marcado por uma onda de crimes patrimoniais, que levou comerciantes e moradores da região a mobilizarem o movimento SOS Centro, criado para chamar atenção para a insegurança e abandono da área.

Foto: Reprodução/InternetComércio de Teresina
Centro de Teresina

Entre janeiro e agosto de 2024, os furtos apresentaram queda, com uma redução de 29,68% quando comparado com o mesmo periodo no ano de 2023. O mês de julho foi o que mais registrou diminuição nos índices de roubo, com 66,19% menos casos em comparação ao mesmo mês de 2023, mostrando uma tendência de queda nos meses recentes.

Segundo o relatório divulgado pela SSP-PI, operações focadas na repressão aos crimes patrimoniais e um reforço no policiamento ostensivo foram adotados para enfrentar o problema.

O centro de Teresina, no entanto, continua sendo a área da cidade com o maior número de furtos e roubos. Dados do primeiro trimestre de 2024 mostram que 35% dos crimes patrimoniais da capital ocorreram nessa região. Em números absolutos, foram 934 furtos registrados no centro nesse período, quase o dobro do que foi registrado na Zona Leste, que contabilizou 487 casos até março deste ano. 

Esse cenário de alta criminalidade no centro da cidade é, em parte, atribuído ao esvaziamento da região nos últimos 10 anos. Com a perda de 20% de sua população, a área central se tornou mais vulnerável, especialmente durante horários de menor circulação de pessoas, como à noite e nos fins de semana.

Fonte: SSP/PI

Comente

Pequisar