Criminosos extorquiam gerente da Caixa Econômica e causam rombo milionário

As fraudes bancárias chegaram a um prejuízo de R$ 3 milhões. Durante a operação da PF, uma mulher foi presa em flagrante em Teresina

Por Rayfran Junior,

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (11) a Operação Cherut, que visa desarticular um esquema criminoso de extorsão e fraudes bancárias envolvendo empréstimos ilegais junto a instituições financeiras no Piauí e São Paulo. A investigação teve início após a Caixa Econômica Federal identificar um grande volume de transações fraudulentas e acionar a PF. Segundo a polícia, o gerente da Caixa Econômica Federal era extorquido por um grupo de criminosos por meio de ameaças e, durante a operação, uma mulher foi presa em flagrante em Teresina ao tentar obter um empréstimo usando dados financeiros e contábeis fraudados em nome de uma empresa real.

Foto: Reprodução/Google ImagensCaixa Economica Federal
Caixa Economica Federal

A operação cumpriu um mandado de busca e apreensão em Teresina e dois mandados de prisão temporária em São Paulo, todos expedidos pela 3ª Vara Federal de Teresina. Segundo a Polícia Federal, o grupo criminoso atuava cooptando "laranjas" para criar empresas de fachada, e forçava um gerente da Caixa em Teresina a liberar empréstimos fraudulentos para essas empresas. A polícia estimou que os criminosos tenham criado ao menos 35 pessoas jurídicas falsas, causando um prejuízo de mais de R$ 3 milhões ao banco, principalmente através da linha de crédito Giro Caixa, destinada a apoiar o capital de giro de empresas.

A Polícia Federal esclareceu em nota que os investigados poderão responder pelos crimes de extorsão, falsificação de documentos, estelionato, entre outros delitos que possam surgir no decorrer das investigações.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar