SSP realiza operação e prende suspeitos de homicídios na zona norte de Teresina
Prisões ocorrem após série de execuções ligadas a grupos criminosos; Israel Damasceno segue foragido
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) prendeu três acusados de envolvimento em homicídios recentes ocorridos na região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. A operação, deflagrada nesta sexta-feira (04), visa combater o aumento da violência na área, após uma série de execuções ligadas a facções criminosas.
Entre os presos está José Igor Rodrigues Ferreira, acusado de assassinar Francisco das Chagas Silva dos Santos, de 42 anos. Francisco foi morto após denunciar atividades criminosas na região, mesmo sem ter envolvimento com o crime organizado. A prisão de José Igor aconteceu após ele ter sido solto em 30 de setembro, por meio de uma operação anterior do Departamento de Narcóticos (DENARC).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Além disso, foram apreendidos J. V. D.R.S., de 17 anos, e Maciel de Oliveira Costa, ambos acusados de participação em uma sequência de homicídios ocorrida no bairro Santa Maria da Codipi. O principal alvo da operação, Israel de Assis Damasceno dos Santos, segue foragido. Israel, que estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, rompeu o dispositivo logo após o assassinato de sua esposa, Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, de 19 anos, grávida de quatro meses.
A violência teve início no dia 3 de outubro, quando Bárbara Teresa foi morta a tiros, após ser atingida no abdômen e no pescoço. A jovem era esposa de Israel, que seria o alvo do atentado. Após o crime, Israel rompeu sua tornozeleira eletrônica e, acompanhado de seu irmão e Maciel de Oliveira, perseguiu e assassinou Jennifer Lourrane Gomes de Sousa, de 16 anos, filha de um integrante de uma facção rival, conhecida como Bonde dos 40.
Jennifer foi morta dentro de um supermercado enquanto tentava se esconder. Durante a ação, uma criança de 10 anos foi atingida de raspão na cabeça e precisou ser hospitalizada. Em seguida, os criminosos foram até uma barbearia, onde balearam quatro pessoas, incluindo Gilvan Rodrigues Gomes da Silva, que também era monitorado por tornozeleira eletrônica e tinha sido alvo de uma operação policial em agosto.
A série de execuções culminou, na manhã desta sexta-feira (04), com a descoberta do corpo de Eliton Emanuel Patrício dos Santos Alves, de 13 anos, filho de Gilvan, em um terreno ao lado da barbearia. O adolescente havia declarado que assumiria as atividades ilícitas do pai quando este foi preso.
Diante da crescente violência na região, a SSP-PI emitiu a Portaria nº 277/2024, assinada pelo secretário Francisco Lucas Costa Veloso, que prevê o reforço na segurança pública da Área Integrada de Segurança Pública Norte II (AISP - Norte II). A medida estabelece um esforço concentrado das forças de segurança entre os dias 4 de outubro e 4 de novembro, com o objetivo de reprimir o crime organizado e reduzir os índices de homicídios na zona norte de Teresina.
A intensificação das operações policiais visa, além de combater crimes violentos, restabelecer a ordem pública e proteger a população e o patrimônio na região, conforme previsto pela Constituição Federal.
Israel de Assis Damasceno dos Santos, apontado como o principal suspeito de coordenar as execuções, continua foragido. As autoridades seguem investigando o caso e novas operações estão previstas para os próximos dias.
Confira as matérias relacionadas:
- Homem é assassinado a tiros por três criminosos na zona Norte de Teresina
- Morte de jovem grávida na zona Norte foi resultado de guerra entre facções
Fonte: SPP