Bombeiros do Piauí enfrentam quarto dia de combate a incêndio em Cocal dos Alves
Intensas rajadas de vento dificultam controle das chamas, mas propriedades estão protegidas
Os Bombeiros Militares do 3º Grupamento, sediados em Parnaíba, e brigadistas de Cocal dos Alves e Viçosa, no Ceará, completaram quatro dias de intensa luta contra um incêndio de grandes proporções na região. A situação se agravou devido às fortes rajadas de vento, que aumentaram a velocidade do fogo e fizeram com que as chamas se aproximassem de propriedades rurais e residências.
De acordo com o Major Costa Silva, coordenador da operação, a equipe tem se dedicado ao máximo para controlar as chamas. Com 12 bombeiros e 20 brigadistas trabalhando em turnos extenuantes, os esforços para conter o incêndio têm sido intensos, com poucos momentos de descanso. “Estamos operando em regime de 24 horas, desconsiderando as escalas habituais. Conseguimos evitar que o fogo se alastre para as comunidades ao redor de Cocal dos Alves”, afirmou o Major.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O apoio de brigadistas voluntários tem sido crucial, especialmente em um período marcado por temperaturas elevadas que aumentam a frequência de incêndios na região, tanto na costa quanto nas áreas de vegetação seca do Piauí. O Major destacou que, em áreas de difícil acesso, a colaboração de grupos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem sido fundamental. “Esses brigadistas, que foram devidamente treinados, ajudam a redirecionar o fogo para que nossas viaturas e caminhões-pipa possam chegar mais perto e reforçar o combate com equipamentos adequados”, explicou.
O incêndio começou no dia 26 de outubro, mas até agora, não houve danos a propriedades rurais ou residências, conforme os relatórios diários das equipes. A situação está sob controle, sem vítimas até o momento.
Fonte: Com informações da SSP/PI