PF desarticula esquema de fraudes em financiamentos de veículos no Piauí

Operação Ouroboros cumpre mandados de prisão e busca para impedir crimes financeiros

Por Dominic Ferreira,


A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (12), a Operação Ouroboros, em Teresina, visando desarticular um esquema de fraudes em financiamentos de veículos. A ação, que cumpriu um mandado de prisão temporária e dois de busca e apreensão, teve como objetivo combater crimes financeiros no estado, especialmente a obtenção de financiamentos automotivos por meio de documentos falsos.

Foto: Reprodução/Polícia FederalOperação Ouroboros cumpre mandados de prisão e busca para impedir crimes financeiros.
Operação Ouroboros cumpre mandados de prisão e busca para impedir crimes financeiros.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso utilizava um esquema sofisticado para acessar dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de terceiros, frequentemente obtidos em entrevistas de emprego simuladas. Com esses dados, os criminosos influenciavam revendedoras de veículos em Teresina para viabilizar financiamentos fraudulentos. Como o processo ocorre digitalmente, muitos proprietários descobriam a fraude apenas ao tentar transferir a propriedade do veículo no Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI).
A operação foi inicialmente conduzida pela Polícia Civil do Piauí, pois os crimes se assemelhavam a casos de estelionato. Porém, a complexidade financeira e a dimensão das fraudes levaram o caso para a Polícia Federal, que tem competência sobre crimes financeiros. A 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí expediu as ordens judiciais após a análise das evidências.
Com a operação, a PF busca identificar o envolvimento de outras pessoas e desarticular completamente o esquema. Os envolvidos podem responder por crimes de fraude em financiamentos, além de outras infrações que possam ser confirmadas ao longo da investigação.

Fonte: Polícia Federal

Comente

Pequisar