Esquema de venda de CNH no Piauí leva à prisão de 17 pessoas
Operação em Teresina e José de Freitas também afastou servidores do Detran-PI
Dezessete pessoas foram presas e duas autoescolas tiveram suas atividades suspensas nesta quinta-feira (28) durante a operação “Cribelo”, que desarticulou um esquema de venda de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) no Piauí. As investigações apontam o envolvimento de servidores do Detran-PI e instrutores de autoescolas em práticas de corrupção que facilitavam a aprovação de candidatos nos exames de habilitação.
A operação foi realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, e incluiu o cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina e José de Freitas. Além das prisões, seis servidores públicos foram afastados de suas funções, e bens móveis dos investigados foram sequestrados.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com a investigação, o esquema envolvia pagamento de propina para que candidatos fossem aprovados de forma irregular. Em um áudio obtido pela polícia, uma instrutora orienta um aluno sobre como se comportar no exame prático e afirma que parte do valor pago seria repassada aos examinadores.
Vídeos também mostram servidores do Detran recebendo papéis de despachantes de forma discreta, confirmando o envolvimento no esquema. “O candidato era identificado pelos examinadores através de uma marcação na mão, o que evidencia o pagamento para sua aprovação”, detalhou o delegado Roni Silveira, responsável pela operação.
Os envolvidos responderão pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e associação criminosa. Os presos foram levados à sede da Secretaria de Segurança Pública para os procedimentos legais, e as investigações continuam para identificar outros participantes no esquema.
Fonte: SSP/PI