Desmantelamento de esquema: Postos de combustíveis fraudulentos fecham no Piauí

Operação Petróleo Real fecha postos por manipulação de bombas e irregularidades em cidades

Por Direto da Redação,

Irregularidades em Postos de Combustíveis no Interior do Piauí

A recente Operação Petróleo Real, conduzida pelo Procon/MPPI em conjunto com o Imepi, resultou no fechamento de cinco postos de combustíveis em municípios do interior do Piauí. A ação, que teve como alvo cidades como Antônio Almeida, Uruçuí, Marcos Parente, Sebastião Leal e São Francisco do Piauí, identificou práticas fraudulentas na comercialização de combustíveis.

Manipulação das Bombas e Irregularidades Detectadas

Os fiscais flagraram o chamado golpe da “bomba baixa”, uma artimanha em que as bombas são adulteradas para fornecer uma quantidade menor de combustível do que a indicada no visor, resultando em prejuízos aos consumidores. Em alguns postos, a fraude chegou a lesar em até 200 ml a cada 20 litros abastecidos.

Além disso, a operação revelou a presença de combustíveis fora dos padrões da ANP em três estabelecimentos, enquanto dois deles apresentavam questões de segurança, como extintores vencidos. Tais irregularidades foram constatadas em diferentes municípios, como Canavieira, Colônia do Gurguéia e Baixa Grande do Ribeiro.

Medidas e Prazos Estabelecidos

Os postos autuados terão um prazo de 15 dias para apresentar suas defesas às Promotorias de Justiça responsáveis. O objetivo da ação é combater fraudes e assegurar a regularidade na comercialização de combustíveis, protegendo os direitos dos consumidores e promovendo a transparência no setor.

Fonte: Divulgação

Comente

Pequisar