PF deflagra Operação Scarface contra fraudes previdenciárias no Piauí e Maranhão

Mandados em Teresina, Piripiri e Codó miram grupo que falsificava documentos rurais

Por Dominic Ferreira,


A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (03), a Operação Scarface para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes previdenciárias. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina e Piripiri, no Piauí, além de Codó, no Maranhão. A ação foi autorizada pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.  

Foto: Reprodução/Polícia FederalOperação Scarface
A operação Scarface é um desdobramento da análise de materiais apreendidos na Operação Bússola, deflagrada em 2021.

As investigações apontam que o grupo atuava na concessão irregular de benefícios de aposentadoria por idade rural e salário-maternidade rural. Para isso, utilizavam documentos públicos falsificados. A organização contava com a participação de um ex-servidor e quatro servidores ativos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo informações divulgadas pela Polícia Federal.  
A operação é um desdobramento da análise de materiais apreendidos na Operação Bússola, deflagrada em 2021, que investigava fraudes semelhantes. Com o avanço das apurações, foi possível identificar novas práticas criminosas e expandir o alcance da investigação. A ação contou com a colaboração da Força-Tarefa Previdenciária no Piauí, que integra a Polícia Federal e a Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social.  
O prejuízo potencial ao erário ainda está sendo apurado, mas as autoridades destacam que operações como a Scarface são essenciais para garantir a integridade do sistema previdenciário e impedir que recursos destinados à população sejam desviados por meio de fraudes sistemáticas.

Fonte: Polícia Federal

Comente

Pequisar