Padrasto é preso suspeito de envenenar baião de dois que matou quatro pessoas
Francisco de Assis é investigado por crime que vitimou enteados e crianças da mesma família
Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, foi preso nesta quarta-feira (8) em Parnaíba, litoral do Piauí, como principal suspeito de envenenar um baião de dois que matou quatro pessoas de sua família no dia 1º de janeiro de 2025. Ele também consumiu a refeição envenenada, chegou a ser hospitalizado, mas recebeu alta no mesmo dia.
Entre as vítimas fatais estão dois enteados de Francisco, incluindo um jovem de 18 anos e duas crianças de um e três anos. Uma menina de quatro anos permanece internada em estado grave em Teresina. Outros cinco familiares que também comeram a refeição contaminada foram hospitalizados e já receberam alta.
O baião de dois preparado pela própria família foi contaminado com terbufós, uma substância tóxica usada em pesticidas e na fabricação do proibido "chumbinho". De acordo com a perícia, grânulos do veneno estavam visíveis no arroz consumido no almoço do dia 1º de janeiro.
O delegado Abimael Silva, responsável pelo caso, descartou a possibilidade de contaminação acidental. "
O suspeito, Francisco de Assis, chegou a participar dos velórios das vítimas e conceder entrevistas à imprensa, aparentando estar abalado. Sua prisão foi decretada após avanço nas investigações e será detalhada em uma coletiva de imprensa da Polícia Civil do Piauí.
Detalhes sobre o envenenamento
Na ceia do réveillon, no dia 31 de dezembro, a família consumiu o mesmo baião de dois sem apresentar sintomas. O veneno teria sido adicionado à comida no dia seguinte. Além do arroz, a refeição incluía um peixe doado por vizinhos, mas a perícia descartou qualquer contaminação relacionada ao peixe.
Mortes anteriores na mesma família
O caso trouxe à tona um histórico de tragédias na família. Em agosto de 2024, dois meninos de 7 e 8 anos morreram após comerem cajus envenenados com a mesma substância, o terbufós. Apesar disso, a polícia não considera os casos relacionados, pois uma vizinha foi presa como responsável pelas mortes das crianças.
Francisco de Assis segue detido na delegacia de Parnaíba, onde será interrogado. A Polícia Civil busca determinar a motivação do crime e reunir mais evidências para esclarecer o caso, que chocou a comunidade local.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Polícia Civil