Draco prende "vovó do tráfico" e desarticula célula do Bonde dos 40 em Teresina
Durante a operação, 10 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão foram cumpridos na zona Sul da capital
Uma idosa identificada como Solimar Lopes, de 60 anos, conhecida como a “Vovó do Tráfico”, e sua filha, Sandra da Silva, foram presas na manhã desta sexta-feira (10) durante a Operação Draco 175, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Ambas já haviam sido presas anteriormente sob acusação de envolvimento com a facção criminosa Bonde dos 40, que atua na zona Sul de Teresina.
A operação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo o BOPE, BEPI, e a Guarda Municipal de Teresina.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com as investigações, Solimar Lopes é apontada como uma das líderes da facção, desempenhando um papel crucial na coordenação do comércio de drogas e na arrecadação de recursos financeiros, conhecidos como “caixinha”, destinados ao financiamento das atividades criminosas do grupo.
O delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, destacou que a operação foi um desdobramento da Operação Draco 107, realizada em março de 2024, quando Solimar e Sandra foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
“Hoje, desarticulamos uma célula responsável por arrecadar uma espécie de mensalidade dos membros do Bonde dos 40, destinada ao gerenciamento das atividades da facção. A Solimar, conhecida como ‘Vovó do Tráfico’, tinha um papel de destaque nesse esquema”, explicou o delegado.
Fonte: Portal AZ