Detento de cadeia de Altos morre no HUT após 18 dias internado; família denuncia

Segundo a esposa do detento, o homem vinha sentindo dores e mal estar desde setembro de 2024, mas só recebeu atendimento médico no dia 23 de janeiro, já em estado grave

Por Rayfran Junior,

O detento Felipe da Silva Alves de Araújo, de 29 anos, morreu no último domingo (9) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), após passar 18 dias internado. Preso desde maio de 2024 na Cadeia Pública de Altos (CPA), ele apresentava problemas de saúde há meses, segundo familiares, mas teria recebido atendimento adequado apenas quando sofreu uma crise convulsiva. (Veja a nosa da Sejus no fim da matéria.)

Foto: ReproduçãoPresidio
Imagem Ilustrativa

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI) informou, por meio de nota, que prestou toda a assistência necessária ao interno. No entanto, a esposa de Felipe, Amanda Gomes, afirma que ele vinha relatando dores, coceira e outros sintomas desde setembro de 2024, sem receber o devido tratamento. Ela conta que, durante as visitas ao presídio, notou o companheiro com manchas na pele e emagrecendo progressivamente.

Felipe foi levado ao HUT no dia 23 de janeiro, já em estado grave, e precisou ser intubado. O hospital chegou a indicar uma possível infecção no sistema nervoso central, mas o diagnóstico definitivo não foi confirmado. De acordo com o Instituto de Medicina Legal (IML), a causa da morte foi asfixia, crise convulsiva e epilepsia.

Prisão

Preso por roubo majorado, Felipe foi preso preventivamente em maio de 2024, acusado de assaltar uma motocicleta e um celular em dezembro de 2023, na zona sudeste de Teresina. Segundo o Ministério Público, ele foi reconhecido pela vítima, mas negou o crime.

Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí informou que todas as assistências médicas foram prestadas ao detento.

Confira a nota da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus-PI):

A Secretaria da Justiça informa que foram prestadas todas as assistências necessárias ao interno da CPA – Cadeia Pública de Altos e o mesmo foi levado ao HUT – Hospital de Urgência de Teresina, ficando internado desde janeiro/2025 e veio a óbito no hospital. A causa da morte está informada na Declaração de Óbito fornecida pelo hospital e entregue à família.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar