Sargento Mota é expulso da Polícia Militar após furto de perfume em Teresina
Medida ocorre após ele ter sido condenado a 4 anos e 2 meses de prisão
A Polícia Militar do Piauí decidiu expulsar dos quadros da corporação o sargento Avelar dos Reis Mota, conhecido como sargento Mota, após a constatação de infrações disciplinares consideradas graves. A medida ocorre depois de ele ter sido condenado a 4 anos, 2 meses e 12 dias de prisão por invadir uma residência e furtar um perfume, em Teresina.
De acordo com o corregedor da PM, coronel Newmarcos Pessoa Basílio, o ato administrativo ainda será encaminhado para sanção do Governo do Estado. Até a conclusão do processo, o militar permanece na corporação exercendo funções internas. A defesa poderá recorrer da decisão.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A condenação foi proferida em 15 de outubro pela Vara da Justiça Militar da capital. Conforme a sentença, o crime ocorreu em fevereiro de 2023, quando o sargento utilizou uma chave falsa para entrar em uma casa em construção, sem autorização judicial, e subtraiu um perfume. Ao deixar o local, ainda tentou danificar o sistema de câmeras de segurança e cortou fios de energia.
Imagens de monitoramento da residência e de imóveis vizinhos, além de depoimentos e da escala de serviço, foram apontadas como elementos que confirmaram a autoria. O juiz também aplicou agravante por abuso de poder, já que o crime foi cometido durante o serviço, e considerou os antecedentes do réu na dosimetria da pena, fixada em regime semiaberto.
O advogado Otoniel Bisneto informou que foi comunicado da decisão administrativa nesta quarta-feira (24) e afirmou que irá recorrer. Segundo ele, um colegiado de oficiais havia indicado anteriormente a possibilidade de aposentadoria do militar.
Fonte: Portal AZ