STJ manda soltar funkeiro preso pela PF em esquema de R$ 1,6 bilhão

Decisão aponta ilegalidade em prisão e pode beneficiar outros alvos.

Por Redação,

O Superior Tribunal de Justiça determinou a soltura do funkeiro MC Ryan SP, preso no último dia 15 durante uma operação da Polícia Federal que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro. A decisão foi proferida pelo ministro Messod Azulay Neto nesta quinta-feira (23).

Foto: ReproduçãoMC Ryan SP
MC Ryan SP

No entendimento do magistrado, a prisão temporária decretada por 30 dias foi irregular, uma vez que a própria Polícia Federal havia solicitado um prazo de apenas cinco dias, já encerrado. O habeas corpus concedido também se estende a outros investigados que estejam em situação semelhante.

Entre os possíveis beneficiados estão o cantor MC Poze do Rodo e os influenciadores Chrys Dias e Raphael Sousa Oliveira. Eles são apontados como integrantes de uma estrutura investigada por movimentar cerca de R$ 1,6 bilhão por meio de atividades ilegais.

Segundo as apurações, o grupo teria atuado em práticas como apostas ilegais, rifas clandestinas, tráfico internacional de drogas, uso de empresas de fachada, movimentação de recursos por meio de terceiros e operações com criptomoedas, além de remessas ao exterior.

A investigação faz parte da Operação Narco Fluxo, desdobramento de outras ações conduzidas pela Polícia Federal ao longo de 2025, como a Narco Bet e a Narco Vela. O ponto de partida foi a análise de arquivos armazenados no sistema iCloud, vinculado à Apple, pertencentes ao contador Rodrigo de Paula Morgado, apontado como operador financeiro do esquema.

De acordo com a decisão judicial, os dados analisados indicam a existência de uma organização estruturada para captar, movimentar e redistribuir recursos de origem ilícita, utilizando diferentes mecanismos para ocultar a procedência dos valores.

A defesa de MC Ryan SP comemorou a decisão nas redes sociais.

Fonte: Com informações do G1 nacional

Comente

Pequisar