Jaques Wagner é alvo de nova fase da operação Compliance Zero

Mandados são cumpridos no DF, São Paulo e Bahia.

Por Redação,

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a nona fase da Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de fraudes envolvendo instituições do Sistema Financeiro Nacional e operações ligadas ao Banco Master.

Foto: Agência BrasilJaques Wagner, líder do governo no Senado
Jaques Wagner, líder do governo no Senado

Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, em São Paulo e na Bahia. Entre os alvos da operação está o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.

Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), os investigados também foram submetidos a medidas cautelares. Entre as restrições impostas estão a proibição de contato entre os alvos da investigação, a suspensão dos passaportes e o uso de tornozeleira eletrônica.

As apurações envolvem suspeitas dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo informações preliminares, esta etapa da investigação busca esclarecer a possível participação de agentes públicos e empresários nas irregularidades sob investigação.

A nova ofensiva ocorre após a oitava fase da Operação Compliance Zero, realizada no mês passado. Na ocasião, os investigadores concentraram esforços em apurar um suposto desvio de R$ 3 bilhões do Rioprevidência que teria beneficiado o Banco Master.

Na fase anterior, o ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, passou a figurar entre os principais alvos das investigações, sob suspeita de ter favorecido operações relacionadas ao esquema apurado pela Polícia Federal.

A polícia não divulgou detalhes  sobre os elementos reunidos nesta nova etapa, mas informou que as diligências têm como objetivo aprofundar a coleta de provas e esclarecer o papel de cada investigado.

Fonte: Com informações da CBN

Comente

Pequisar