Marcelo Moreira é empossado presidente da Codevasf
O evento, em solenidade rápida, contou com a presença da maioria da bancada baiana
O engenheiro baiano Marcelo Andrade Moreira Pinto foi empossado como o novo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e rio Parnaíba(Codevasf) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.O evento aconteceu no auditório Rômulo Almeida no Edifício Celso Furtado, no Distrito Federal, na manhã desta quarta-feira (28).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Ministro Gustavo Canuto deu posse a Moreira Pinto (Foto: Política Real)
A indicação foi do líder do Democratas na Câmara dos Deputados, deputado Elmar Nascimento(DEM-BA). Moreira Pinto já teve seu nome aprovado no Conselho de Administração da Codevasf e “dentro de um mês” terá seu nome publicado no Diário Oficial da União(DOU).
Moreira Pinto em sua posse (Foto: Política Real)
A Política Real apurou que haverá um “consórcio” de lideranças do Democratas, MDB, PSDB e Progressistas irão comandar a empresa que é uma das maiores operadoras de ações para o desenvolvimento não só nos vales dos rios São Francisco e rio Parnaíba, mas com o enfraquecimento do Departamento Nacional de Obras contra às Secas(Dnocs), passou a ser a mais forte no Nordeste e norte de Minas.
As principais regionais da Codevasf serão controladas por indicação política. Em Juzeiro, na Bahia, continuará sobre influência do deputado Elmar Nascimento(DEM-BA). O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho(MDB-PE) controlará o comando da regional de Petrolina(PE), O senador Ciro Nogueira(Progressista-PI)), presidente nacional do partido, ficará com o comando da regional no Paiuí e o senador Roberto Rocha(PSDB-MA), líder do partido no Senado, terá o controle da regional do Maranhão. Na estrutura da Codevasf, as regionais são chamadas superintedências. Ao todo, a Codevasf tem 8 superintendências, que inclui Bom Jesus da Lapa(BA), Penedo( AL), Aracaju(SE) e Montes Claros( MG).
Congresso fará evento
Nessa quinta-feira, 29, às 10 horas, o Senado Federal realizará sessão solene pelo 45 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O evento será o primeiro evento público com a presença do novo presidente da companhia.
Na oportunidade, será montada, no Salão Branco do Congresso Nacional, a II Mostra Codevasf no Desenvolvimento Regional com o objetivo de apresentar, aos parlamentares e ao público em geral, o resultado dos investimentos da empresa na sua área de atuação.
Criada em 1974, a Codevasf sucedeu a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale) e a Comissão do Vale do São Francisco (CVSF). A empresa completou 45 anos no dia 16 de julho. A companhia atura em área que abrange 27% do território nacional, em 12 estados e no Distrito Federal, envolvendo 1.641 municípios e 17 bacias hidrográficas principais – Gurupi, Itapecuru, Itapicuru, Jequiá ou Ipoca, Mearim, Mundaú, Munim, Paraguaçu, Paraíba, Parnaíba, Pericumã, Real, São Francisco, Tocantins, Turiaçu, Una e Vaza-Barris –, além de outras bacias de Alagoas, Maranhão e Sergipe.