Vereadora Cida Santiago cobra celeridade na tramitação de projeto para evitar tragédias em prédios públicos

Objetivo é fazer vistorias técnicas e manutenção nos edifícios da capital

Por Wanderson Camêlo,

Tramita na Câmara Municipal de Teresina um projeto de lei de inspeção predial. A proposta tem como objetivo tornar obrigatória a vistoria técnica, além da manutenção preventiva e periódica das edificações e equipamentos públicos e privados na capital.

Vereadora Cida Santiago (Foto: Portal AZ)

O PL é de autoria da vereadora Cida Santiago (PSD), que diz estar cobrando que a matéria seja tramitada com maior celeridade para que seja aprovado em breve. O objetivo é evitar que tragédias, como o desabamento de um prédio residencial em Fortaleza (no Ceará), sejam evitadas.

“A gente tem corrido para que essa tramitação não venha a demorar. Não temos vistorias técnicas nos nossos prédios, nos nossos edifícios. O que nós queremos é que essas vistorias sejam legalizadas no nosso município”, defendeu Cida em entrevista ao Portal AZ.

O assunto foi debatido em audiência realizada no dia 11 do mês passado na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes representantes das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Defesa Cívil; do Corpo de Bombeiros e também Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, dentre outros.

Vereadora foi entrevistada pelo jornalista Wanderson Camêlo (Foto: Portal AZ)

“Foi solicitado também que pudéssemos realizar uma audiência pública,  que foi realizada no dia 11 de setembro, com o Crea, OAB, corpo de Bombeiros. Logo depois acontece o incidente lá no Ceará”, lamentou a parlamentar.

O edifício residencial Andrea, localizado no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, desabou no último dia 15. Nove pessoas morreram.

O prédio possuía sete andares e apresentou problemas nas colunas antes de cair. O laudo para apontar as causas do acontecimento ainda não foi concluído.

Eleições 2020

Cida Santiago também tratou, na entrevista, sobre a pré-candidatura do PSD à prefeitura de Teresina em 2020. O escolhido pelo partido foi o deputado estadual Georgiano Neto, a quem a vereadora não poupou elogios.

“O melhor candidato a prefeito de Teresina chama-se Georgiano Neto. É um novo nome, é o deputado que teve a maior repercussão em voto nessa última eleição, é um deputado atuante”, disse a parlamentar.

A vereadora também reafirmou que irá buscar a reeleição no próximo ano, mas não descarta a possibilidade de disputar, novamente (como fez em 2018), outro cargo político em 2022.

Assista ao vídeo:

Comente

Pequisar