Tribunal Regional do Trabalho do Piauí faz eleição para escolher novo desembargador
A escolha da lista tríplice será por votação direta entre seis candidatos
O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região-Piauí realizará sessão especial na próxima quarta-feira(04), para definir os três procuradores do trabalho que formarão a lista tríplice para escolha do novo desembargador do TRT-PI, na vaga destinada ao Ministério Público do Trabalho. A escolha da lista tríplice será por votação direta entre os seis desembargadores.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Procuradores que concorrem ao cargo( Foto: reprodução internet)
Concorrem os seis nomes mais votados em eleição entre os membros do Ministério Publico do Trabalho de todo o país - os procuradores João Batista Luzardo Soares Filho, Marco Aurélio Caminha, João Batista Machado Jr. e Pollyana Sousa Costa Torres, do Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI), Leomar Daroncho (MPT-MT) e Bruno Martins Mano Teixeira (MPT-RS).
A lista com os três mais votados pelos desembargadores do TRT-PI será encaminhada à Presidência da República para escolha e nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro. Dentro do próprio MPT-PI acredita-se que o presidente nomeará o novo desembargador ainda este ano. O escolhido pelo presidente ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Fausto Lustosa Neto, ocorrida em maio.
Não há critérios específicos para guiar a escolha, pelos desembargadores, dos nomes para a lista tríplice. Os seis que entraram na disputa enviaram os currículos ao TRT-PI, em atendimento a procedimento formal. Na eleição, porém, valerá, além da qualificação técnica, o conhecimento e as relações profissionais e pessoais dos desembargadores com os concorrentes.
Na escolha pelo presidente da República, por sua vez, terão peso importante a capacidade técnica, a articulação política e as relações de amizade dos candidatos com o poder em Brasília. Entra também, naturalmente, o alinhamento com o pensamento político/ideológico do Governo Bolsonaro.
Os mais votados
A lista sêxtupla que será submetida à apreciação dos desembargadores do TRT-PI foi formada em votação direta entre os procuradores do Trabalho de todo o país. Todos podiam votar e ser votados. O mais votado foi João Batista Luzardo, com 365 votos. Pollyana Costa, com 191 votos, ficou em segundo lugar. Na sequência, vieram Marco Aurélio, com 136; João Batista Machado Júnior (116), Leomar Daroncho (57) e Bruno Martins Mano, com 37 votos.
Será o segundo desembargador do TRT-PI a ser escolhido este ano. Em maio, um mês e 15 dias depois de ser nomeada pelo presidente da República, a desembargadora Liana Ferraz tomou posse, mediante promoção pelo critério de merecimento, em vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Enedina Maria Gomes dos Santos.