Governo suspende nomeação dos presidentes da Fundação Palmares e do Iphan

Camargo foi nomeado em 27 de novembro

Por Poder 360,

O governo suspendeu a nomeação do jornalista Sérgio Camargo para a presidência da Fundação Cultural Palmares –órgão de promoção da cultura afro-brasileira– e tornou sem efeito a nomeação da arquiteta Luciana Rocha Feres para o comando do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Sérgio Camargo (foto: Facebook)

As mudanças foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União de 4ª feira (11.dez.2019). A portaria foi assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil).

Camargo foi nomeado em 27.nov.2019. A nomeação dele foi barrada em 4.dez.2019 por decisão do juiz Emanuel Matias Guerra, da 18ª Vara Federal do Ceará. O juiz afirma que há “excessos” em publicações de Sérgio contra pautas antirracismo.

O presidente Jair Bolsonaro disse horas antes da suspensão que teve uma impressão “excelente” de Camargo. “Excelente! Excelente! Não vou entrar em detalhes porque vocês [jornalistas] deturpam tudo isso aí. Não tem essa história de branco e negro. Nós somos iguais e ponto final. […] Gostei muito dele”, falou. A Advocacia Geral da União recorreu da suspensão.

A Fundação Palmares é uma vinculada à Secretaria Especial da Cultura, atualmente subordinada ao Ministério do Turismo. Quem comanda a secretaria e indicou Camargo foi o dramaturgo e diretor Roberto Alvim.

Já Feres foi nomeada em edição do Diário Oficial publicada na manhã de 4ª feira. Não há a indicação de nenhum outro presidente para o Iphan. Kátia Bogea continua demitida.

Portaria do Diário Oficial (foto:Reprodução)

Comente

Pequisar