Jornal diz que PEC da transição fortalece o Centrão e Arthur Lira
A Folha lembra a óbvia influência que Lira tem sobre o ritmo e votação da proposta até 15 de dezembro
Em sua edição desta sexta-feira, o jornal Folha de S Paulo diz que a PEC da transição, que abre um espaço fiscal de R$ 200 bilhões para o governo Lula, deve fortalecer o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o Centrão, grupo político fisiológico do qual ele e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI) são os principais líderes.

, o que é considerado fundamental para o novo governo.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Além disso, diz o jornal, petistas elaboram uma lista de projetos que podem ser do interesse de Lira em troca de uma tramitação rápida da PEC da transição.
Lira se fortalece ainda porque na quinta-feira (3), interlocutores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva indicaram que o PT não pretende disputar o comando da Casa.
Mesmo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), tem admitido a aliados que o partido não vai apresentar candidato próprio na corrida contra o parlamentar. Ainda não há ainda definição sobre quem os petistas vão apoiar na disputa.
Outro ponto de fortalecimento de Lira seria o fato de que até integrantes da cúpula do PT passaram a rechaçar a ideia de acabar com as emendas de relator no momento para evitar ruídos desnecessários com o atual presidente da Câmara.
Esse tipo de emenda já foi criticado por Lula, mas é um dos pilares da influência de Lira sobre os demais parlamentares.
Fonte: Folha de São Paulo