Escolhas de Renan e Jarder para equipe de transição de Lula provocam reações

Já se comenta nos bastidores do Congresso Nacional que Calheiros deve ser ministro ou fará indicação pessoal

Por Redação Portal AZ,

Surpreendeu a até a líderes do MDB a escolha do senador Renan Calheiros e Jader Barbalho para o conselho político da equipe de transição do presidente Lula. Já se comenta nos bastidores do Congresso Nacional que Calheiros deve ser ministro ou fará indicação pessoal de nomes para o novo governo. 

Foto: ReproduçãoRenan Calheiros e Jader Barbalho
Renan Calheiros e Jader Barbalho

O O Globo divulgou nesta quarta feira que Calheiros e Barbalho aproveitariam a proximidade com Lula, na equipe de transição, para barrarem qualquer tentativa de apoio do PT ao processo de reeleição de Arthur Lira à presidência da Câmara. 
     
“A escolha dos dois nomes não foi à toa, segundo apurou o GLOBO. Fora o presidente nacional da legenda, deputado Baleia Rossi, Calheiros e Barbalho são as duas principais lideranças do partido hoje. Calheiros têm apostado na formação de um bloco junto ao União Brasil para evitar a reeleição de seu rival histórico. O plano inicial do senador alagoano previa também o apoio do PSD, ideia que se enfraqueceu após aproximação de Lira com Gilberto Kassab (PSD).” Destacou o Globo.

E destaca:

Junto a nomes como o senador Eunício Oliveira (MDB), Calheiros quer convencer Lula a adotar um plano B à PEC de Transição, saída encontrada pela campanha do presidente eleito para abrir espaço no orçamento e bancar propostas como o Bolsa Família no valor de R$ 600. Segundo os emedebistas, é possível garantir a verba por meio de uma consulta ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Alijamento 

Comenta-se também ente deputados federais que o senador Renan Calheiros disposto a defenestrar a senador Simone Tebet da equipe, por não aceitar que ela tenha protagonismo  junto ao próximo governo. 

O senador alagoano gostaria de evitar principalmente que a senadora, que a partir de fevereiro ficará sem mandato, seja convidada para o ministério, segundo as mesmas fontes.

Fonte: Redação Portal AZ

Comente

Pequisar