Escolhas de Renan e Jarder para equipe de transição de Lula provocam reações
Já se comenta nos bastidores do Congresso Nacional que Calheiros deve ser ministro ou fará indicação pessoal
Surpreendeu a até a líderes do MDB a escolha do senador Renan Calheiros e Jader Barbalho para o conselho político da equipe de transição do presidente Lula. Já se comenta nos bastidores do Congresso Nacional que Calheiros deve ser ministro ou fará indicação pessoal de nomes para o novo governo.
O O Globo divulgou nesta quarta feira que Calheiros e Barbalho aproveitariam a proximidade com Lula, na equipe de transição, para barrarem qualquer tentativa de apoio do PT ao processo de reeleição de Arthur Lira à presidência da Câmara.
“A escolha dos dois nomes não foi à toa, segundo apurou o GLOBO. Fora o presidente nacional da legenda, deputado Baleia Rossi, Calheiros e Barbalho são as duas principais lideranças do partido hoje. Calheiros têm apostado na formação de um bloco junto ao União Brasil para evitar a reeleição de seu rival histórico. O plano inicial do senador alagoano previa também o apoio do PSD, ideia que se enfraqueceu após aproximação de Lira com Gilberto Kassab (PSD).” Destacou o Globo.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
E destaca:
Junto a nomes como o senador Eunício Oliveira (MDB), Calheiros quer convencer Lula a adotar um plano B à PEC de Transição, saída encontrada pela campanha do presidente eleito para abrir espaço no orçamento e bancar propostas como o Bolsa Família no valor de R$ 600. Segundo os emedebistas, é possível garantir a verba por meio de uma consulta ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Alijamento
Comenta-se também ente deputados federais que o senador Renan Calheiros disposto a defenestrar a senador Simone Tebet da equipe, por não aceitar que ela tenha protagonismo junto ao próximo governo.
O senador alagoano gostaria de evitar principalmente que a senadora, que a partir de fevereiro ficará sem mandato, seja convidada para o ministério, segundo as mesmas fontes.
Fonte: Redação Portal AZ