Rafael anuncia mudanças na estrutura do Governo. Serão criadas novas secretarias
Na proposta a redução na máquina pública é insignificante
O governador eleito Rafael Fonteles voltou a usar sua página no Twitter, algumas semanas depois, mas não foi para anunciar nomes para o secretariado. Ele sugere reforma no governo.

Rafael Fonteles fala em sugestão a ser feita a Assembleia Legislativa para modificar o organograma da administração e sugere extinção de órgãos que já estão “mortos”, como a tal Companhia Porto.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Ao invés de reaparelhar o Emater e a Agência de Desenvolvimento Agropecuário (Adapi), que existem em todos os estados, ele quer fundi-los e transformar em secretaria. Ganhará status e peso de secretário o irmão do deputado derrotado Fábio Abreu, já indicado para o Emater.
O leitor pergunta: O que vem a ser “Companhia Porto” que será extinta e suas funções transferidas para a Investe?
Companhia Porto foi criada para tratar de terminais alfandegários do Piauí, tratando até de “comércio exterior”, mas, ao que parece tem servido para passeios de seus diretores.
Investe é tão somente outro dragão criado dentro do esquema mercadológico (de votos) na gestão Wellington Dias, com o fim de “captar” investimentos para o Estado, quando muitas empresas terminaram se mudando para outros Estados
Veja as mudanças que o governador eleito vai sugerir à Assembleia Legislativa, quando poderia sugerir a pura e simples extinção da maioria dos órfãos por ele citados em sua página no Twitter.
Abaixo a relação
1. Extinção da Fepiserh com as mesmas funções sendo atribuídas para a Sesapi.
2. Extinção da companhia Porto PI, com as mesmas funções sendo atribuídas para a Investe Piauí.
3. Extinção da companhia Gaspisa, com as mesmas funções sendo atribuídas para a Investe Piauí.
4. Alteração da Coordenadoria das Mulheres para Secretaria das Mulheres, sem aumento no número de cargos do Estado.
5. Alteração da Coordenação de Igualdade Racial para Superintendência de Igualdade Racial dentro da estrutura da SASC.
6. Alteração das atribuições da Coordenadoria do Idoso para a Superintendência do Idoso, dentro da SASC. A atual Coordenadoria será substituída pela Coordenadoria para Áreas Metropolitanas (COAM).
Explica ele: “O foco da COAM será o desenvolvimento sustentável das duas áreas metropolitanas do nosso Estado (Grande Teresina e Grande Parnaíba).”
7. Alterar a Gerência de Povos e Comunidades Tradicionais para Diretoria de Povos e Comunidades Tradicionais no Interpi.
8. Alteração da Fundação de Esportes (Fundespi) para Secretaria de Esportes (Secepi), sem aumento no número de cargos do Estado. Transformação semelhante ocorreu na área da Cultura em 2015.
9. Alteração do Emater para Secretaria de Assistência e Defesa Agropecuária (SADA), com a Adapi sendo vinculada a essa Secretaria, sem aumento no número de cargos do Estado. Isso irá fortalecer a assistência aos produtores rurais do nosso Estado.
10. Alteração da Coordenadoria de Irrigação (COFIR) para Secretaria de Irrigação e Recursos Hídricos (SEFIR), sem aumento no número de cargos do Estado.
11. Alteração da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) para Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí.
12. Todas essas alterações visam dar maior eficiência à nossa gestão, em linha com as metas do nosso Programa de Governo, proporcionando ainda a redução de cargos e do custeio da máquina pública estadual.
Fonte: PORTAL AZ