GT da Transição diz que falta de recursos pode prejudicar serviços de segurança

Equipe de transição está preocupada com cortes no Orçamento

Por Redação Portal AZ,

O senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) afirmou que a falta de recursos na área de segurança pública poderá afetar a posse presidencial, o pagamento de diárias de policiais, enfraquecer o controle de fronteiras, a operação de fim de ano nas rodovias do país e continuar impactando a emissão de passaportes.

A declaração ocorreu nesta quarta-feira (23) depois de reunião do grupo de Justiça e Segurança Pública de transição. "Nós temos problemas, concretamente, com combustível e diárias na Polícia Federal hoje, não são no futuro. Esses problemas podem, inclusive, criar constrangimentos para operações fundamentais a exemplo da posse presidencial", apontou o senador eleito.

Foto: Reprodução/YouTube/lulaEquipe de transição está preocupada com cortes no Orçamento
Equipe de transição está preocupada com cortes no Orçamento

Na terça-feira, o governo federal anunciou o congelamento adicional de R$ 5,7 bilhões no Orçamento deste ano e admitiu dificuldades para o funcionamento da máquina. 

"É muito difícil prover segurança se não houver recomposição de recursos para diárias porque é preciso mover um contingenciamento para a posse. Segurança aos visitantes estrangeiros e segurança ao próprio presidente eleito. A posse, em si, envolve a mobilização de chefes de Estado de outros países que se dirigem naturalmente para prestigiar a posse e isso exige uma sobre demanda na Polícia Federal. O quadro é que não tem diária hoje. Nem na Polícia Federal, nem na Polícia Rodoviária Federal", destacou Dino. 

Flávio Dino ressaltou que o cenário para 2023 também é preocupante. "Estamos demonstrando numericamente com dados oficiais que, ao prevalecer o contingenciamento, teremos um cenário preocupante", pontuou. Segundo ele, não há garantia dos recursos para a operação de Ano-Novo e Carnaval, que é chamada de 'Rodovida'.

Fonte: Com informações do Correio Brasiliense

Comente

Pequisar