Lula anuncia Wellington Dias para o Ministério do Desenvolvimento Social
Presidente divulgou novos nomes de ministros nesta quinta-feira
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou o ex-governador do Piauí e o senador eleito Wellington Dias para o Ministério do Desenvolvimento Social.
Lula divulgou também mais nomes que irão compor o time de ministérios para o novo governo, em coletiva de imprensa, que foi transmitida ao vivo, na manhã desta quinta-feira (22/12), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

A coletiva foi convocada oficialmente para a entrega do relatório final do Governo de transição, mas o petista já havia adiantado através de suas redes sociais que na ocasião iria revelar novos nomes e respectivos ministérios.
Nomes anunciados:
Alexandre Padilha- Relações Institucionais
Márcio Macedo- Secretaria-Geral
Jorge Messias- Advocacia-Geral da União
Nísia Trindade- Saúde
Camilo Santana- Educação
Esther Dweck- Gestão
Márcio França- Portos e Aeroportos
Luciana Santos- Ciência e Tecnologia
Cida Gonçalves- Mulheres
Wellington Dias- Desenvolvimento Social
Margareth Menezes- Cultura
Luiz Marinho- Trabalho
Anielle Franco- Igualdade Racial
Silvio Almeida- Direitos Humanos
Geraldo Alckmin- Indústria e Comércio
Vinícius Carvalho- Controladoria-Geral da União
Governo
Com o anúncio, "a quase totalidade" dos dirigentes dos ministérios já estão divulgados, como informou o futuro titular da Casa Civil, Rui Costa. A nova Esplanada terá 37 pastas, bem superior às 23 do atual governo.
Até o momento, haviam sido confirmados Fernando Haddad, na Fazenda; Flávio Dino, na Justiça e Segurança Pública; José Múcio Monteiro, na Defesa; Rui Costa, na Casa Civil; e o embaixador Mauro Vieira nas Relações Exteriores. A cantora Margareth Menezes foi convidada por Lula e que aceitou assumir o Ministério da Cultura. O ex-governador Camilo Santana também foi confirmado para a Educação.
Os ministérios de Wellington
Na campanha eleitoral o senador eleito Wellington Dias começou espalhando que seria ministro da Economia, em eventual governo Lula.
Lula ganhou a eleição e já se espalhava outra notícia: de que Wellington Dias seria o chefe do Gabinete Civil. Ao anunciar os cinco primeiros ministros, Lula convidou o baiano para Rui Costa para o lugar.
Duas semanas depois de também informaram que Wellington Dias queria o presidente eleito no Senado, fazendo a defesa do governo, Wellington Dias também chegou a ser sondado para o ministério do Planejamento.
Sobre Wellington Dias
Wellington Dias foi quatro vezes governador do Piauí, além de senador, deputado federal, deputado estadual e vereador de Teresina. Em 2020, Dias assumiu a presidência do Consórcio Nordeste e atuou na articulação para a compra de vacinas de forma independente do Governo Federal, bem como políticas públicas de desenvolvimento na saúde, social e econômico.
Em 2022, Wellington Dias foi coordenador nacional do Fórum dos Governadores do Brasil. Em março, deixou o cargo de governador para disputar o Senado Federal, o qual foi eleito, além de ter atuado como coordenador nacional da campanha de Lula para presidente da República.
Fonte: PORTAL AZ