Com Wellington ministro, Piauí terá sua 3ª senadora sem voto em oito anos
No mandato de Wellngton era Regina Sousa, com Ciro, a sua mãe, Eliane e, agora, Jussara
A confirmação de Wellington Dias como ministro do Desenvolvimento Social poderá fazer com que o Piauí tenha a sua terceira senadora sem voto, ou seja, alçada ao Senado pela condição de suplente num período de oito anos – entre 2015 e 2023.
Trata-se de Antônia Jussara Gomes Alves Sousa, 62 anos, espoa do deputado federal Júlio Cesar Lima e mãe do deputado estadual Georgiano Neto. Mãe, pai e filho são filiados ao PSD, que firmaram uma coligação para a eleição e Wellington Dias, Senador e Rafael Fonteles, governador, dando todos os espaços, cargos, obras e outros beneficios ao PSD.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Jussara é suplente de Dias, que em 2014, eleito govenador do Piauí, deixou também em seu lugar a suplente Regina Sousa. Regina foi senadora por quatro anos, até virar a vie-governaora em 2018 que a fez assumir o governo por dez meses.
A outra senadora piauiense que chegou ao mandato sem voto, Eliane Nogueira (PP), está no mandato porque é a primeira suplente do filho, o atual ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Ela deve retornar às prendas do lar e ao ramo empresarial, ja em janeiro, quando o filho se desincubir da missão de ministro da Casa Civil.
Jussara Lima, a exemplo de Regina Sousa e de Eliane Nogueira, não foi votada diretamente na urna eletrônica. Na condição de suplente, o voto é dado ao candidato a senador, não à suplente – que, ainda assim, poderá exercer o mandato.
O mandato de senador de Wellington Dias só começa em 1º de fevereiro de 2023. Ele toma posse e deve se licenciar para ocupar o ministério, deixando o mandato no Senado para a suplente Jussara Lima – que será possivelmente parte da primeira família do Piauí a ter na mesma legislatura um representante na Câmara, outro no Senado e outro na Assembleia Legislativa.
A suplente de Wellington Dias, assim como Regina Sousa e Eliane Nogueira, Jussara Lima chegará ao Senado sem qualquer experiência eleitoral anterior à suplência que fará dela a terceira senadora piauiense sem votos em oito anos.
Sua maior ação na política foi ser candidata a vice-prefeita de Fronteiras, sua terra natal, em 2016. Não foi eleita.
Fonte: Portal AZ