Olavo se aposenta, Rejane será conselheira e Merlong ganhará mandato de deputado
Mas o senador e sua esposa estão na obrigação de financiar a campanha de Olavo em 2026
O saco de bondades de Papai Noel em 2022 não envolve apenas a família do atual senador eleito e futuro ministro Wellington Dias. Com a aposentadoria do conselheiro Olavo Rebelo, a deputada federal Rejane Dias, esposa de Wellington, ganha cargo vitalício no TCE, garante mandato de quatro anos na Câmara Federal para o amigo Merlong Solano (atual primeiro suplente) e, por cima, garante apoio a eleição do próprio Rebelo a Assembleia, em 2026.

Para que tudo isso acontecesse o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Olavo Rebelo, pediu a aposentadoria antecipadamente. Ele ainda teria pelo menos seis anos na vida ativa.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Com a aposentadoria de Olavo abre-se uma vaga de conselheiro que é de livre nomeação do governo do Estado. A indicação, pelo menos o que se comenta nos bastidores da política, é que a deputada federal Rejane Dias será a conselheira indicada pela governadora Regina Sousa (mas tudo combinado com o marido de Rejane) e que precisa apenas da homologação da sempre cordata e submissa Assembleia Legislativa, e não de uma eleição.

Com a aprovação do nome de Rejane, o primeiro suplente Merlong Solano será efetivado como deputado federal. Merlong já é deputado efetivado desde a morte do deputado Assis Carvalho, no início dessa legislatura.
Antes de se pensar em aboletar Rejane no TCE e como Rafael Fonteles estava disposto a não chamar nenhum deputado federal para a equipe, Merlong havia sido convidado para assumir a presidência da Agespisa, que ele já presidiu.

Se for confirmada Rejane como conselheira e Rafael mudar de ideia, Merlong como deputado pode se licenciar para vir para o governo abrindo espaço para segundo suplente, o ex-governador Wilson Martins, que poderia assumir como deputado.

Ainda segundo os bastidores, os votos de Rejane Dias seriam direcionados para o deputado estadual Zé Santana, que seria o nome a ser indicado para ser conselheiro do TCE-PI na vaga de Olavo. O consolo para Santana seria a promessa de o esquema comandado por Wellington de garantir apoio a Santana para idisputar uma vaga de deputado federal em 2026.
Apoio da governadora
Na coletiva que concedeu nesta quarta feira a governadora Regina Sousa não titubeou ao dizer que Rejane é merecedora do cargo no TCE.
Mas Regina pediu que a mídia aguardasse os acontecimentos, ou seja, se de fato a deputada federal será mesmo indicada e aprovada para o cargo no TCE.
Fonte: Portal AZ