Lula extingue a Funasa, o famoso balcão de troca de votos entre os políticos
A fundação tinha um orçamento de R$ 2,9 bilhões para gastar em 2023
Na Medida Provisória baixada nesta segunda-feira, o presidente Lula extinguiu a Funasa, o mais cobiçado espaço eleitoral do governo federal nos estados, cujo orçamento para 2023 era de R$ 2,9 bilhões.

A Fundação Nacional de Saúde foi criada em 1991, visando promover o saneamento básico, mas de lá para cá - principalmente nos governos petistas - se transformou em balcão de negócios, troca de votos por obras no interior.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Lula entende que a Funasa estava defasada e sobretudo ineficiente, mas extingui-la, vai afetar seriamente as negociações do governo não só com os partidos aliados como com o Centrão que estava com indicações feitas.
Os políticos não só perdem as gordas verbas da fundação, como deixam de fazer indicações dos seus protegidos para os cargos de coordenadores e superintendentes nos Estados, sendo eles próprios quem definiam as liberações a bel prazer dos caciques que se tornavam donos da Funasa.
Mas os partidos ainda podem tirar o que puderem da Funasa porque a sua extinção só se dará oficialmente a partir do dia 24 deste mês, segundo a MP editada.
Fonte: Portal AZ