Com Rafael na Estônia, quem vai escolher o próximo desembargador do TJ-PI?

Ou Rafael fará a escolha de lá mesmo e anunciará pelo Twitter?

Por Redação do Portal AZ,

A dúvida entre os advogados era geral. Quem vai escolher o próximo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí que sairá da lista tríplice a ser formalizada nesta segunda, pelo Tribunal de Justiça? 

Foto: DivulgaçãoTribunal de Justiça do Piauí
Tribunal de Justiça do Piauí

Será Rafael Fonteles, que se encontra na Estonia, que usará o Twitter “agradecendo aos honrados desembargadores” pela lista e, logo em outra postagem, indicando a sua preferência: “agradeço ao dileto e competente advogado que aceitou meu convite para o cargo de desembargador...” 

Ou o interino Themistocles Filho que, devidamente orientado pelo titular do cargo, fará de conta que terá escolhido e já o nomeia?

Há uma luta de bastidores pela indicação de um dos três que certamente sairá na lista tríplice: Agrimar Rodrigues, das graças de alguns dos desembargadores ou Wildson, que, dizem, ser um nome que agradaria ao governador Rafael Fonteles? O terceiro seria Celso Barros? 

O jogo de interesses pela vaga deixada pelo professor Francisco Antônio Paes Landim está entre agentes públicos poderosos de Teresina e de Brasilia. O advogado Marcus Vinícius Furtado Coelho, que patrocina causas do ministro Wellington Dias e da conselheira Rejane, tem o seu candidato que está na lista sêxtupla.

Da mesma forma o  ministro Kássio Nunes gostaria de avalizar mais um (foi de seu prestígio que o advogado José Wilson virou desembargador na escolha passada), que também está na lista sêxtupla.

Só resta esperar pelo envio da lista tríplice para o Palácio de Karnak para saber se a confirmação do próximo desembargador sairá logo, ou vai esperar o retorno de Rafael Fonteles da Europa. 

Em todas situações anteriores, a lista não passava de 24 horas no Palácio de Karnak, para os governadores não sofrerem pressão.

Geralmente, antes de fazer a escolha, os governadores chamam os candidatos para conversas (e comprometimentos) isoladas. Dessa vez essas conversas devem ocorrer virtualmente, pela distancia que Rafael está de Teresina. Ele vai deixar para seu retorno, ou recomendará ao governador interino que siga a sua orientação.

Político experiente e com muitos processos pendentes na justiça, Themistocles tem uma boa oportunidade de escolher e esperar que o escolhido seja grato por isso.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar