Em 100 dias de governo, Rafael Fonteles ficou mais de 40 ausente do Piauí
Veja o resumo das atividades do governador no Palácio de Karnak
Rafael Fonteles chega nesta segunda-feira, 10 de abril, ao centésimo dia como governador do Piauí. Nesse período esteve por 14 dias em Brasília e oito em viagem à Europa, o que totaliza 22 dias fora do Estado.

Embora tenha ido ao Palácio de Karnak em alguns sábados e domingos de março, a agenda dele não registra qualquer atividade em 18 dias dos meses de janeiro, fevereiro e março.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Assim, somados aos 22 dias em que esteve fora do Estado, nos seus 100 primeiros dias como governador, Rafael Fonteles esteve pelo menos 40 dias fora do seu gabinete de trabalho no Palácio de Karnak.
O Portal AZ olhou a agenda do governador nos últimos três meses e fez um resumo das atividades dele nesse período, concentrando-se nas atividades fora de Teresina, ou seja, do espaço físico em que ele despacha, o Palácio de Karnak.
JANEIRO
Dos 31 dias de janeiro, em 18 o governador não esteve no Palácio de Karnak e em nove dos quais não estava em Teresina e em cinco esteve em Brasília.
No primeiro dia útil como governador do Piauí, Rafael Fonteles não despachou no seu gabinete. Ele estava em Brasília, para onde voou na véspera, em 1 de janeiro, após tomar posse.
No dia 2 de janeiro, o mandatário piauiense passou o dia em Brasília onde esteve nas posses dos ministros Fernando Haddad *(Fazenda), Camilo Pitanga (Educação), Flávio Dino (Justiça), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Jorge Messias (Advogado Geral da União).
No dia seguinte, 3 de janeiro, seguiu em Brasília sem que nada constasse de sua agenda. À tarde estava em Teresina e foi à posse da nova diretoria da Associação Piauiense de Municípios.
O primeiro dia de trabalho do governador em janeiro no seu gabinete no Palácio de Karnak foi em 4 de janeiro, começando com uma entrevista à TV Clube.
9 de janeiro não teve agenda, mas em 10 de janeiro já estava de volta a Brasília, onde teve audiências com Wellington Dias e com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Nos dias 11 e 17 de janeiro não teve agenda.
Em 18 de janeiro estava em Brasília e no dia 20 estava em João Pessoa participando de reunião do Consórcio Nordeste. Em 21 de janeiro, um sábado, foi à comunidade quilombola Mimbó, em Amarante.
Dias 23 e 24 esteve em Oeiras.
Dia 26 de janeiro estava novamente em Brasília, onde participou de reunião de secretários da Fazenda, reuniu-se com Fernando Haddad e participou do Fórum dos Governadores do Brasil. No dia seguinte ficou em Brasília, para reunião dos governadores com o presidente Lula.
Não teve agenda nos dias 27, 28 e 29 de janeiro (sexta a domingo)
FEVEREIRO
Dos 28 dias de fevereiro, a agenda do governador só registrou a presença dele no Palácio de Karnak em 10 dias. Em cinco dias do segundo mês do ano Rafael Fonteles esteve em Brasília.
No primeiro dia do mais curto mês do ano, o governador não foi ao gabinete de trabalho. Sua agenda marcou posse dos deputados estaduais e visita a uma fábrica de bebidas.
Dia 3 de janeiro foi a Baixa Grande do Ribeiro para participar de eventos do agronegócio.
Dia 7 estava de volta a Brasília, onde teve reunião com Wellington Dias, Fernand Haddad e três ministros do Supremo: Nunes Marques, Roberto Barroso e Gilmar Mendes.
Seguiu em Brasília dia 8, onde manteve uma agenda de reuniões com ministros do STF: Luiz Fux, André Mendonça e novamente Nunes Marques.
Voltou a Brasília dia 14, onde teve audiência com Fernando Haddad e com os presidentes da Câmara e do Senado. Ficou em Brasília no dia seguinte com um único compromisso na agenda: uma entrevista à Globo News.
Com o carnaval, não teve agenda entre os dias 18 e 26 de fevereiro, voltando despachar dia 28.
MARÇO
Nos 31 dias do mês de março, Rafael Fonteles esteve no em Brasília quatro vezes e foi ao Palácio em 15 dias do mês.
Marco começou para Rafael Fonteles como ele iniciou seu mandato: fora de Teresina e com despachos em Brasília no primeiro dia do terceiro mês de governo. Teve audiências com parlamentares do Piauí e de Brasília. No dia 2 de março o governador seguiu em Brasília, onde participou do lançamento do novo (?) Bolsa Família.
De volta a Teresina, no dia 5 de março, domingo, a agenda registrou presença do governador na comemoração de aniversário de Wellington Dias na Associação Beneficente São Paulo Apóstolo.
Na segunda-feira, 6 de março, a agenda oficial registrou que o governador participou em Brasília da XIII Reunião do Fórum Nacional dos Governadores, acompanhado da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão.
Na sexta-feira, 10 de março, foi cancelada solenidade de lançamento de novas bolsas oferecidas pela Fapepi porque, segundo o site oficial, o governador precisou ir à Brasília.
Dia 13 de março o governador foi a Campo Maior para a celebração dos 200 anos da Batalha do Jenipapo.
Dia 15 de março estava de volta a Brasília e em 21 de março visitou as cidades de Inhuma, Ipiranga, Valença e Picos.
Dia 24 de março visitou as cidades de Cocal, Castelo e São Miguel do Tapuio. No dia seguinte esteve em Floriano e São Raimundo Nonato.
Dia 29, mais uma vez viajou a Brasília.
ABRIL
Em abril, a agenda do governador do Piauí não marcou, até o dia 8, nenhuma agenda - que é estranho porque havia um governador em exercício no Estado, o vice Themistocles Filho, e outro viajando pela Europa. Entre 31 de março e 8 de abril não há registro de atividades dos dois na agenda oficial.
Fonte: Portal AZ