Rafael Fonteles decreta situação de emergência em sete municípios
Cada cidade teve sua especificidade de problemas estruturais
O Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou nesta quinta-feira (20), o decreto nº 21.998, de 19 de abril de 2023, que declara Situação de Emergência, provocada pelo desastre natural classificado e codificado como enxurradas nos municípios de Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II.
De acordo com a Secretária de Estado de Defesa Civil, Norma Sueli, cada cidade teve sua especificidade de problemas estruturais e a maioria dos danos foi com as passagens molhadas e as estradas vicinais. “Os danos causados pelas chuvas, felizmente, não atingiram números elevados, apresentando perdas pontuais em algumas regiões onde a agricultura foi comprometida devido ao alagamento das áreas plantadas”, esclareceu.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Ainda segundo a secretária, o objetivo do decreto é buscar recursos junto ao órgão federal para a viabilização das ações emergenciais, que visam o apoio social e a retomada da normalidade do município, com a reconstrução do que foi perdido em decorrência do desastre do período chuvoso. "Defesa Civil atua imediatamente, seja com assistência humanitária, seja com a reparação das perdas materiais.
De modo específico, as pessoas atingidas nesse período chuvoso foram atendidas com a distribuição de cestas básicas, produtos de limpeza, encaminhamento para locais seguros e monitoramento”,
A secretária ressalta que a Defesa Civil Estadual está atuando na prevenção para que não ocorram perdas maiores. Norma informa que "Em relação às barragens, não houve danos em nenhuma das existentes no Piauí, mas estão sendo monitoradas pelo Instituto Desenvolvimento do Estado do Piauí (Idepi)."
Os atendimentos básicos e o monitoramento das famílias permanecem até que todos possam ter sua emancipação social retomada.
Fonte: Governo do Piauí