Presidente Lula é recebido com honras militares em Portugal

Pelo menos 200 policiais foram destacados para fazer a seguranç do evento que Lula participou

Por Redação do Portal AZ,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido com honras militares pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Souza, na Praça do Império, em Lisboa, na manhã deste sábado (22). Lula chegou a Portugal na sexta-feira (21), onde assina 13 acordos. Depois segue para a Espanha, país com o qual serão assinados outros quatro acordos.

Foto: Ricardo StuckertLula, Janja e o presidente português, Marcelo Rabelo
Lula, Janja e o presidente português, Marcelo Rebelo

O evento foi marcado por um forte esquema de segurança, com pelo menos duzentos policiais destacados para a operação. Temia-se que houvesse tumultos, diante das convocações feitas pelo deputado André Ventura, do partido de extrema-direita Chega, que tem atacado o petista sistematicamente. No entanto, foi um grupo de apoiadores de Lula que se aglomerou na praça, mesmo com o fechamento do mosteiro ao público.

Durante a passagem da tropa em revista, Lula acenou para os apoiadores, em um gesto que rompeu o protocolo. 

Ele esteve acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, que havia, ontem, causado polêmica nos veículos midiáticos ao deixar o hotel para comprar uma gravata na loja Ermenegildo Zegna, em Lisboa.

A visita do presidente brasileiro a Portugal marca o reatamento das relações com o Brasil. Nos últimos quatro anos, os dois países viveram momentos de tensão. Jair Bolsonaro quebrou a tradição e não pisou em solo português, mesmo nos governos militares, isso nunca havia acontecido. Em duas oportunidades em que esteve no Brasil, Rebelo de Souza foi maltratado pelo então presidente. Um almoço agendado previamente foi desmarcado e, nas comemorações do Sete de Setembro, Bolsonaro colocou um empresário aliado entre ele e o líder português.

À tarde, Lula será recebido pelo primeiro-ministro português, António Costa, por ocasião da XIII Cimeira Luso-Brasileira. A previsão é que a Cimeira seja encerrada às 20h, pelo horário local. Durante o evento, serão assinados pelo menos 13 acordos, que vão da educação à proteção de pessoas com deficiência. Desde 2016 não ocorria uma cimeira entre os dois países.

Fonte: Com informações do Correio Braziliense

Comente

Pequisar