Lula recusa convite de Putin para participar do Fórum Econômico Internacional
O evento acontece na cidade russa de São Petersburgo nos dias 14 a 17 de julho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e recusou um convite para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, evento anual que ocorre desde 1997 na cidade russa. Através das redes sociais, Lula mencionou a recusa e afirmou sua disposição em articular a paz entre Rússia e Ucrânia.

Em uma publicação nas redes sociais, o presidente brasileiro agradeceu o convite para o fórum, mas destacou que, no momento, não pode comparecer à Rússia. No entanto, reiterou a disposição do Brasil, juntamente com Índia, Indonésia e China, de dialogar com ambas as partes envolvidas no conflito em busca da paz.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Durante sua participação na Cúpula do G7, no Japão, no último fim de semana, Lula teve uma série de encontros bilaterais, nos quais o conflito entre russos e ucranianos esteve em pauta. O presidente brasileiro manteve sua posição condenando a invasão territorial da Ucrânia pela Rússia. Ele ressaltou que, apesar dos esforços realizados até o momento, não há interesse das partes em discutir a paz.
Lula também tratou, por telefone, com o presidente da China, Xi Jinping, sobre a situação da guerra na Ucrânia. Durante a cúpula, houve uma tentativa de reunião bilateral entre Lula e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, porém, devido a dificuldades na conciliação das agendas, o encontro não foi viabilizado.
Fonte: Agência Brasil