Lula recusa convite de Putin para participar do Fórum Econômico Internacional

O evento acontece na cidade russa de São Petersburgo nos dias 14 a 17 de julho

Por Redação do Portal AZ,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e recusou um convite para participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, evento anual que ocorre desde 1997 na cidade russa. Através das redes sociais, Lula mencionou a recusa e afirmou sua disposição em articular a paz entre Rússia e Ucrânia.

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilO presidente comentou sobre o convite através de suas redes sociais
O presidente comentou sobre o convite através de suas redes sociais

 Em uma publicação nas redes sociais, o presidente brasileiro agradeceu o convite para o fórum, mas destacou que, no momento, não pode comparecer à Rússia. No entanto, reiterou a disposição do Brasil, juntamente com Índia, Indonésia e China, de dialogar com ambas as partes envolvidas no conflito em busca da paz.

Durante sua participação na Cúpula do G7, no Japão, no último fim de semana, Lula teve uma série de encontros bilaterais, nos quais o conflito entre russos e ucranianos esteve em pauta. O presidente brasileiro manteve sua posição condenando a invasão territorial da Ucrânia pela Rússia. Ele ressaltou que, apesar dos esforços realizados até o momento, não há interesse das partes em discutir a paz.

Lula também tratou, por telefone, com o presidente da China, Xi Jinping, sobre a situação da guerra na Ucrânia. Durante a cúpula, houve uma tentativa de reunião bilateral entre Lula e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, porém, devido a dificuldades na conciliação das agendas, o encontro não foi viabilizado.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar