Lula garante que PT não perderá espaço no governo com reforma prevista
A palavra do presidente é apenas um acalento àqueles, como o Piauiense Wellington Dias que estão ameaçados nos cargos
A jornalista da CNN Brasil, Basilia Rodrigues publicou Lula assegurou a políticos petistas que irá escolher os locais para acomodar os novos aliados, sem sangrar o PT.
Ao abrir as portas do governo para partidos que apoiaram o governo Bolsonaro, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta o desafio de não desagradar o próprio partido, o PT. Atualmente, a legenda ocupa 10 dos 37 ministérios”, assegurou a jornalista.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Segundo ela, o compromisso é de fazer as mudanças somente em agosto, o que daria tempo para amadurecer algumas das promessas feitas a neo-governistas como Republicanos e Progressistas.
“Todos para dentro do governo. Mas só em agosto”, afirmou à CNN um dos líderes que esteve na reunião com Lula, nesta noite, no Palácio da Alvorada. O presidente da Câmara, Arthur Lira, também esteve no encontro. “Lula está apalavrado conosco”, disse um líder do centrão.
Na mira das novas mudanças na Esplanada, o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), poderia ir para outra pasta, se confirmada a mudança.
E se confirmará a mudança no MDS, porque é o próprio Lula que estaria desgostoso com a atuação do Piauiense Wellington Dias. A folha de São Paulo publicou recentemente que a atuação de Wellington e sua equipe de Piauienses no ministério deixa muito a desejar.

O senador pelo Piauí levou Piauienses para os principais cargos, muitos deles, sem muita prática. O secretário executivo e o segundo na hierarquia do MDS é o ex-deputado federal Osmar Jr (PCdoB) que até então não tinha ocupado função tão relevante.
Coração do Governo
O MDS é o coração do governo, como bem disse a primeira dama Janja, que deu demonstração pública, na visita a Wellington Dias, que o ministério é inegociável. Mas nisso não está garantida a permanecia do ex-governador do Piauí no cargo. Ele deve ser mudado para outro cargo.
O substituto
Segundo a CNN Brasil o PP indicou o líder do partido na Câmara, André Fufuca (PP-MA), para o lugar do petista (Wellington Dias). Mas Lula tem planos de não tirá-lo do primeiro escalão de governo e, se necessário, transferi-lo para outro ministério, o que ainda está em discussão.
Lula gosta pessoalmente de Wellington Dias, mas já avisou a interlocutores que ele faria bom papel no Senado. “O índio é esperto engana toda gente”, teria dito o companheiro presidente.
Mas há um entrave: o acordo com o PSD para manter a suplente Jussara Lima no Senado. Nesse caso, teria que deslocar Wellington para um ministério sem muita importância.
Outras mudanças
A ministra do Esporte, Ana Moser, perderia a pasta para Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). A ex-atleta é considerada ministra da cota de Lula e não de partido.
Fonte: Com informações da CNN Brasil