Em coletiva, ministra Esther Dweck anuncia 3.026 vagas em concursos públicos

Ao todo, 22 órgãos serão contemplados, entre eles o Banco Central, IBGE, IPHAN, e outros grandes órgãos federais

Por Redação do Portal AZ,

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, concedeu uma entrevista coletiva no Salão Nobre do Bloco K, na Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira (17), para divulgar a autorização de novos concursos públicos para órgãos do poder Executivo Federal. A ministra firmou que os concursos serão realizados em breve para que as vagas sejam ocupadas até o final de 2023.

Foto: ReproduçãoMinistra Esther Dweck
Ministra Esther Dweck

Serão 3.026 vagas para novos concursos públicos e provimentos de cargos. Ao todo, 22 órgãos serão contemplados, entre eles o Banco Central, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Tesouro Nacional, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e algumas agências reguladoras. A ministra estima que o impacto fiscal será de R$ 546 milhões. 

Em junho deste ano, a ministra Esther já havia anunciado a abertura de 4.436 vagas em concursos autorizados em 20 órgãos do governo federal e 14 ministérios. Esses novos concursos representam um impacto fiscal de R$ 735 milhões anuais, a partir de 2024. A intenção é que os concursos sejam realizados ainda neste ano, permitindo que as nomeações ocorram até o final de 2023 ou no início do próximo ano.

Durante a entrevista, a ministra destacou que uma das metas do Ministério da Gestão e Inovação é aprimorar as políticas públicas. Ela ressaltou que os concursos públicos são apenas uma parte das ações realizadas pela secretaria de gestão de pessoas, dentro de uma secretaria mais ampla. No entanto, existe a preocupação em melhorar os instrumentos para implementar boas políticas públicas.

Veja a lista de vagas autorizadas

Foto: ReproduçãoLista de vagas autorizadas

Foto: ReproduçãoLista de vagas

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar