Lula desembarca na África do Sul para participar da 15° cúpula do Brics

Vladimir Putin, presidente da Rússia, participará do evento de forma remota

Por Redação do Portal AZ,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou à cidade de Joanesburgo, na África do Sul, no início da manhã desta segunda-feira (21) para participar da 15ª Cúpula do Brics. O evento reúne os países que compõem o bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e está agendado para ocorrer entre os dias 22 e 24 de agosto.

Foto: Ricardo StuckertLula chega a África para participar da cúpula do Brics
Lula chega a África para participar da cúpula do Brics

Conforme informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores, a cúpula contará com a presença de 40 chefes de Estado ou de Governo provenientes de diversas regiões, incluindo África, Ásia, América Latina e Oriente Médio. Esta será a primeira reunião presencial do grupo após o período da pandemia.

Entre os líderes que estarão presentes na cúpula, destacam-se Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul), Xi Jinping (China) e Narendra Modi (Índia). O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de forma remota.

Durante o evento, serão abordados temas de relevância global, incluindo a possível adesão de novos membros ao bloco. O Ministério das Relações Exteriores informou que 22 países já manifestaram formalmente interesse em integrar o Brics, e a discussão sobre critérios e princípios para a entrada desses novos integrantes será parte das deliberações.

Outro assunto que estará em pauta é o plano para o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do Brics. Os líderes discutirão a utilização de moedas locais ou a criação de uma unidade de referência do Brics para transações comerciais, visando fortalecer a cooperação econômica entre os países do bloco.

Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, sugeriu que as tensões entre Rússia e Ucrânia também poderão ser debatidas internamente, durante reuniões fechadas do grupo.

Após a participação na cúpula, Lula realizará visitas oficiais a Angola e São Tomé e Príncipe. Em Luanda, capital de Angola, ele se reunirá com o presidente João Lourenço, discutindo questões de cooperação bilateral e aprofundamento das relações históricas entre os países. O ex-presidente também terá atividades com empresários e participará de eventos nas áreas de agricultura, processamento de dados, saúde e educação.

No domingo (27), Lula estará presente na 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em São Tomé, reforçando as ligações com países de língua portuguesa e abordando temas de interesse mútuo. A entidade tem como membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar