Lula anuncia viagem à Índia para assumir presidência do G20

A presidência do Brasil no G20 continuará até o final de 2024, quando uma nova cúpula será realizada no Brasil

Por Carlos Sousa,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está programando sua viagem à Índia para participar da Cúpula do G20, que acontecerá em Nova Déli, a capital indiana nos dias 9 e 10 de setembro. A Cúpula do G20 reúne as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia.

 

Foto: lideresg20

A comitiva brasileira, chefiada por Lula, partirá logo após o desfile do Dia da Independência, que ocorrerá na Esplanada dos Ministérios em Brasília, no dia 7 de setembro. A cúpula, que é o ponto alto das atividades do grupo, marcará o final da presidência rotativa atual, exercida pela Índia, e a transição para o governo brasileiro, que assumirá a presidência do G20 a partir de 1º de dezembro deste ano. Durante os dias que antecedem a cúpula, diversos encontros e grupos de trabalho têm acontecido, incluindo reuniões de ministros entre os países membros.

A programação oficial da cúpula prevê discussões sobre temas como desenvolvimento verde sustentável, meio ambiente e clima, transições energéticas, e a busca por emissões zero líquidas de carbono (global net zero). Além disso, questões como crescimento inclusivo, cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), saúde, educação, infraestrutura, transformações tecnológicas, reformas multilaterais e o futuro do trabalho e emprego também estarão na pauta das discussões. O evento também incluirá reuniões bilaterais entre diversos líderes.

Uma cerimônia simbólica de transferência da presidência rotativa do grupo ocorrerá, envolvendo diretamente o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente Lula. O presidente brasileiro fará pronunciamentos nas duas primeiras sessões e no encerramento da cúpula, onde apresentará as prioridades e os desafios da futura presidência brasileira a partir de dezembro de 2023.

A presidência rotativa do Brasil no G20 continuará até o final de 2024, quando uma nova cúpula será realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro do próximo ano.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar