Lula recebe presidência do G20 e propõe pacto de combate à fome

O lema da presidência brasileira é "Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável"

Por Redação do Portal AZ,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência do G20 durante a 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do grupo, realizada em Nova Déli, na Índia. A transição de liderança ocorreu durante a cerimônia de encerramento neste domingo (10), quando a presidência foi transmitida pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, para Lula.

Foto: Ricardo StuckertLula assume oficialmente a presidência do grupo no dia 31 de dezembro
Lula assume oficialmente a presidência do grupo no dia 31 de dezembro

A presidência brasileira no G20 será focada em três prioridades: inclusão social e combate à desigualdade, fome e pobreza; enfrentamento das mudanças climáticas e promoção do desenvolvimento sustentável em todas as dimensões; e defesa da reforma das instituições de governança global, refletindo a geopolítica atual. O lema da presidência brasileira é "Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável".

Durante o discurso de encerramento, Lula anunciou a criação de duas forças-tarefas: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, e a Mobilização Global contra a Mudança do Clima. Ele destacou a importância de redobrar os esforços para eliminar a fome no mundo até 2030 e abordar a mudança climática, enfatizando a necessidade de recursos, transferência de tecnologia e vontade política.

Lula também enfatizou a importância de uma maior participação de países emergentes nas decisões do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele defendeu a revitalização da Organização Mundial do Comércio (OMC) e o equacionamento da insustentável dívida externa dos países mais pobres.

O presidente brasileiro também lembrou a tragédia no Rio Grande do Sul em decorrência da passagem de um ciclone extratropical. De acordo com o último balanço, divulgado às 18h de sábado (9), o estado contabiliza 41 mortes e 46 pessoas seguem desaparecidas. São 88 municípios em estado de calamidade pública.

“Isso nos chama a atenção porque fenômenos como esse têm acontecido nos mais diferentes lugares do nosso planeta”, apontou. Ontem (9), durante discurso em outro evento da cúpula, Lula cobrou recursos de países ricos contra aquecimento global. “A natureza continua dando demonstração de que nós precisamos cuidar dela com muito mais carinho”, acrescentou o presidente. 

O G20 reúne 19 das maiores economias do mundo e a União Europeia. A União Africana também tornou-se membro permanente durante a cúpula na Índia.

A presidência brasileira do G20 terá início em 1º de dezembro de 2023 e se encerrará em 30 de novembro de 2024. Durante esse período, o Brasil sediará mais de 100 reuniões oficiais em várias cidades do país, incluindo a 19ª Cúpula de chefes de Estado e governo do G20, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

A presidência brasileira é apoiada pela Índia, última ocupante do cargo, e pela África do Sul, que assumirá em 2025, seguindo o sistema de troika do grupo.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar