CPMI dos atos de 8/1: Oposição pede indiciamento de Lula, Dino e G. Dias
A conclusão diverge do relatório final da Comissão, que pediu indiciamento de Bolsonaro e outros 59 envolvidos
A oposição divulgou suas conclusões na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os eventos de 8 de janeiro, nesta terça-feira (17), apresentando uma visão divergente relatório final da Comissão. Segundo a oposição, não houve tentativa de golpe de Estado, mas sim atos de depredação e vandalismo que, na opinião deles, poderiam ter sido evitados pelo governo federal.
A oposição solicita o indiciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e do ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Gonçalves Dias.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

O primeiro voto em separado, contendo mais de 2,5 mil páginas, foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), enfatizando que o governo federal tinha a capacidade de evitar os eventos de 8 de janeiro.
O segundo voto em separado, com 348 páginas, foi assinado por 16 parlamentares que destacaram a omissão de várias autoridades na prevenção da destruição.
Além disso, a oposição sugere mudanças legislativas relacionadas à criação e funcionamento de comissões de inquérito e à revisão do Código Penal no que se refere a crimes de golpe de Estado e abolição do estado de direito. A votação desses votos em separado está prevista para a reunião da CPMI agendada para quarta-feira (18).
Fonte: Agência Senado