Rafael Fonteles firma acordos na China para impulsionar economia piauiense

O Governador do Piauí assinou três Memorandos de Entendimento para impulsionar desenvolvimento de portos e zonas econômicas

Por Carlos Sousa,

O governador Rafael Fonteles, do Piauí, após reuniões de negócios com empresários do estado e chineses, deu continuidade à sua agenda em Fuzhou, capital da província de Fujian, na China, ao assinar três Memorandos de Entendimento (MoU) com o Governo de Fujian.

Foto: Governo do Piauí/Edição PortalAZAcordos firmados na China

O primeiro MoU estabelece um acordo de amizade entre Fujian e o Piauí, promovendo intercâmbio amigável entre os governos e cidadãos de ambas as províncias e estados. Além disso, o acordo impulsiona relações econômicas e comerciais, com foco em educação, tecnologia, cultura, portos, zonas de livre comércio e desenvolvimento de talentos. Essa parceria fortalece o intercâmbio e a cooperação prática entre os países dos BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O segundo MoU envolve o Porto de Xiamen e o Porto de Luís Correia. Este acordo visa ao desenvolvimento de projetos conjuntos, pesquisas e estudos entre a Investe Piauí e a Xiamen Port Group, que administra o Porto de Xiamen. A intenção é aprimorar as operações do porto piauiense e promover a produção de energia renovável na região.

O terceiro acordo estabelece uma parceria entre a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. Esse MoU é um passo significativo na promoção da cooperação econômica e tecnológica entre o Piauí e a China, abrindo caminho para projetos conjuntos nas áreas de comércio, investimentos, inovação e tecnologia.

Após a assinatura dos acordos, o governador Rafael Fonteles expressou sua satisfação, destacando que esses acordos resultarão em inúmeros benefícios para o Piauí. "Este foi um dos momentos mais importantes de nossa missão na Ásia em busca de parcerias e investimentos em várias áreas do nosso estado. Estou feliz por participar deste momento tão especial para o Piauí, que merece ser cada vez mais reconhecido em todo o mundo", concluiu o governador em suas redes sociais.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar