Rafael Fonteles encontra embaixador do Japão e fortalecem parceria
O encontro aconteceu nesta segunda-feira, com o objetivo de expandir os laços econômicos entre o Piauí e Japão
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, recebeu a visita do embaixador do Japão, Teiji Hayashi, nesta segunda-feira (29), no Palácio do Karnak, com intuito de estreitar relações do Piauí com o país oriental.
Durante a visita, o gestor e o embaixador conversaram sobre investimentos em vários setores, como na educação e na tecnologia.

De acordo com Fonteles, o Piauí tem acordos em várias áreas, e agora, o objetivo é expandir os laços econômicos com o Japão. "Temos importantes parcerias com empresas de fibra óptica, tecnologia e demais áreas. Também temos empresas em operação no agronegócio. Então, nosso desafio é expandir os laços econômicos".
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O governador também frisou que o governo japonês financia bolsas para brasileiros estudarem no país, sendo o Piauí o estado que mais enviou estudantes para realizarem a graduação e pós-graduação no Japão. “Em 20 anos, foram 150 estudantes. É uma relação antiga que será aprofundada. Recebemos apoio para enviar mais estudantes", revela.
Durante coletiva de imprensa no Palácio do Karnak, Teiji Hayashi revelou que tem procurado divulgar a cultura japonesa no Brasil e se dedicado para alavancar os investimentos no Piauí.
"Falamos de várias coisas, dos muitos potenciais do Piauí (...) vamos trabalhar juntos para avançar sobretudo para divulgar a nossa cultura japonesa aqui e para aumentar o investimento japonês no Piauí".
Encontros diplomáticos
O encontro de Rafael Fonteles com o embaixador acontece dois meses após o governador visitar o Japão, em novembro do ano passado. O gestor relembrou que, durante a viagem, o Piauí celebrou três memorandos de entendimento nas áreas de energia eólica no mar, grãos e energias renováveis, com foco em hidrogênio verde.
Além do embaixador Teiji Hayashi, também participaram da audiência Satoshi Morita, cônsul principal do Consulado do Japão em Belém; Takeya Eiji, segundo secretário da Embaixada do Japão no Brasil; e Akiko Sasaki, assessora do Consulado do Japão em Belém.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí