Deputados federais do Piauí são os mais governistas na Câmara

Em compensação eles são os mais favorecidos pelo governo

Por Redação Portal AZ,
Foto: ReproduçãoMapa
Mapa

Levantamento do jornal O Estado de São Paulo indica que são os deputados federais do Piauí, Bahia e Maranhão os que mais votam com o governo do presidente Lula na Câmara dos Deputado. Na ponta oposta estão os parlamentares de Mato Grosso, Santa Catarina e Rondônia.

O jornal mostra que o comportamento das bancadas dos estados segue um padrão mais ou menos próximo da votação presidencial: Estados com maioria lulista têm deputados mais alinhados com o governo do petista. 

Os que votaram mais em Bolsonaro têm deputados mais oposicionistas.
Afirma o Estadão que “os votos dos deputados reproduzem, de forma quase idêntica, o mapa eleitoral do segundo turno da disputa presidencial de 2022: Piauí, Bahia e Maranhão são também os três Estados onde Lula venceu por maior margem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).”

Foto: ReproduçãoMapa
Mapa

O Estadão lembra na reportagem que “os estados nordestinos estão entre os mais favorecidos por algumas políticas do terceiro governo Lula, como o perdão de dívidas de usuários do Minha Casa, Minha Vida”.

Segundo ainda o registro do jornal paulista, “a mesma divisão já é visível em 2019, primeiro ano do governo de Bolsonaro, mas com sinal trocado: na época, os deputados do Sul e do Centro Oeste foram os mais governistas, e os nordestinos foram os que menos apoiaram o governo do ex-presidente”.

O jornal segue informando que “assim como acontece agora com Lula, o mapa dos votos no plenário da Câmara seguiu o resultado do segundo turno das eleições de 2018, quando Bolsonaro derrotou o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). A clipagem se manteve ao longo dos anos de Bolsonaro no poder (2019-2022)".

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar