Presidente Lula se encontrará com Maduro nesta sexta durante cúpula regional
Lula também encontrou o presidente da Guiana, mas está evitando tratar sobre a disputa em Essequibo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após sua visita à Guiana, onde reuniu-se com o presidente Irfaan Ali, encontra-se nesta sexta-feira (1) com Nicolás Maduro durante a Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) em São Vicente e Granadinas.
O encontro acontece em meio a uma disputa territorial entre Guiana e Venezuela pela região de Essequibo, mas Lula evitou discutir o assunto, ressaltando o desejo do Brasil em manter a América do Sul como uma "zona de paz".
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Durante a reunião com Ali, na Guiana, o presidente brasileiro não abordou o conflito e afirmou que também não o fará com Maduro no encontro desta sexta-feira. No entanto, destacou que o Brasil está pronto para participar de qualquer negociação para resolver a disputa territorial entre os países, buscando uma solução pacífica para o impasse, que se arrasta há décadas.
O posicionamento brasileiro ocorre em meio às ameaças de Maduro de uma possível invasão militar a Essequibo.
Lula enfatizou a importância da cúpula para discutir os grandes problemas do mundo e promover a paz e a cooperação entre os países da região. Além disso, ressaltou o interesse do Brasil em fortalecer as parcerias comerciais com a Guiana, especialmente em projetos de infraestrutura, diante da expansão econômica do país após a descoberta de óleo e gás em Essequibo.
Durante o encontro com Ali, também ficou acordado o envio de uma comitiva empresarial guianense ao Brasil para explorar oportunidades de investimento, principalmente nos setores de energia, petróleo e agricultura.
Fonte: Com informações do Correio Braziliense