Lojistas recebem o Secretário de Fazenda em palestra sobre a Reforma Tributária
O evento foi ministrado pelo secretário estadual da fazenda, Emílio Júnior, e contou com apoio da Sefaz-PI, e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI)
Na tarde desta quarta-feira (20) o Sindicato dos Lojistas do Comércio Estado do Piauí (Sindilojas-PI) promoveu uma palestra sobre a Reforma Tributária, aprovada em dezembro de 2023, e que deve começar a valer a partir de 2026. O evento foi ministrado pelo secretário estadual da fazenda, Emílio Júnior, e contou com apoio da Sefaz-PI, e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI).
Essa não é a primeira vez que o Sindilojas-PI discute a reforma junto de seus associados. O presidente da entidade, Tertulino Passos, explica que a matéria é extremamente relevante para o Estado devido ao seu papel como pólo de consumo, onde o comércio representa uma fatia considerável da economia.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“A primeira vez foi no ano passado, ainda não tínhamos uma emenda constitucional mas mesmo assim tratamos do assunto. Agora estamos falando exatamente desses pontos e do que vai ser discutido nas leis complementares. Somos um Estado essencialmente consumidor, então a participação forte é no comércio. Nada mais justo do que a própria SEFAZ, que conhece toda a sistemática da legislação, nos trazer essas informações em primeira mão”, destaca.
Promulgada no final do ano passado, a Emenda Constitucional que determina a Reforma Tributária visa uma série de alterações na arrecadação de impostos em todo o país, unificando tributos e estabelecendo regras e critérios para sua aplicação, mas deve ainda passar por uma série de regulamentações, conforme explica o secretário Emílio Júnior.
“Em nosso primeiro encontro (em 2023), tínhamos a possibilidade da aprovação da emenda, agora nós estamos discutindo as leis complementares. Provavelmente, daqui a um mês, os secretários terão a oportunidade de enviarem para as instâncias do governo federal as sugestões de textos aprovados junto com todos os secretários de fazenda”, explicou o secretário.
Emílio também agradeceu o convite do Sindilojas-PI, apontando a necessidade de levar ao público lojista, e demais categorias, a informação mais apurada sobre a Reforma Tributária e seus impactos na sociedade.
“Em nome do Governo do Estado, da Secretaria de Fazenda, queremos agradecer por vocês do Sindilojas estarem buscando esse conhecimento, porque isso aqui é algo que não mexe apenas com os lojistas, mas com todos nós, consumidores. E é muito importante a gente ficar acompanhando, porque a partir de 2026 nós já temos o IVA funcionando no Brasil”, afirmou.
Para a vice-presidente do CRC-PI, Leonice Benicio Costa, acompanhar as discussões sobre a Reforma Tributária e entender seus mecanismos é muito importante, pois ajuda na conscientização sobre a necessidade de uma tributação justa, e também a entender como a reforma pode afetar a classe empresarial.
“Como profissionais da contabilidade, nós estamos acompanhando, monitorando, ainda que de forma prematura, mas com o intuito de dar nossa contribuição e assistência. Assim a gente também vai conseguir sensibilizar os empresários da importância da contribuição e de que forma realmente reflete essa reforma tributária, os impactos que ela possa vir a causar”, destacou.
Fonte: Portal AZ