Macron visita Belém para discutir preparativos da COP30 e será recebido por Lula

O governo francês expressou o desejo de se tornar um "parceiro de referência" na preparação do Brasil para este importante evento

Por Dominic Ferreira,

O presidente francês, Emmanuel Macron, chegará a Belém nesta terça-feira (26) para uma viagem de três dias ao Brasil, marcando sua primeira visita à América Latina. Ele será recebido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também estará na capital paraense.

Foto: Reprodução/Redes SociaisPresidente Lula e Emmanuel Macron, presidente da França.
Presidente Lula e Emmanuel Macron, presidente da França.

A visita ocorre no contexto da preparação para sediar a próxima Conferência do Clima da ONU, a COP 30. O governo francês expressou o desejo de se tornar um "parceiro de referência" na preparação do Brasil para este importante evento, agendado para novembro de 2025.

Um amplo esquema de segurança envolvendo as três esferas do país foi montado para receber Macron em Belém, incluindo patrulhamento em locais estratégicos como a Avenida Duque de Caxias, Avenida Pedro Álvares Cabral, Praça Princesa Isabel, Proximidades da Estação das Docas e do Prédio da Alfândega, Baía do Guajará e Rio Guamá.

Durante sua estadia na capital paraense, Macron terá uma série de atividades, incluindo uma reunião bilateral com Lula a bordo de um barco, onde discutirão questões globais como proteção da biodiversidade, transição ecológica e descarbonização das economias.

Além disso, o presidente francês visitará uma fábrica de chocolate na ilha do Combu, reconhecida pela sua contribuição para a bioeconomia e pela produção sustentável de cacau e chocolate na região amazônica. Na mesma ilha, Macron condecorará o cacique Raoni com a Legião de Honra, a mais alta honraria da França, em reconhecimento à sua luta pelos povos indígenas.

A visita de Macron a Belém encerra com um encontro com representantes de povos indígenas, destacando o compromisso do presidente francês com a promoção do diálogo e da cooperação com as comunidades locais.

Esta visita marca o início de uma agenda que também incluirá passagens por Itaguaí (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF), onde temas como investimentos bilaterais, questões climáticas e ambientais serão discutidos em reuniões com autoridades brasileiras.

Fonte: G1/PA

Comente

Pequisar