Macron visita Belém para discutir preparativos da COP30 e será recebido por Lula
O governo francês expressou o desejo de se tornar um "parceiro de referência" na preparação do Brasil para este importante evento
O presidente francês, Emmanuel Macron, chegará a Belém nesta terça-feira (26) para uma viagem de três dias ao Brasil, marcando sua primeira visita à América Latina. Ele será recebido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também estará na capital paraense.
A visita ocorre no contexto da preparação para sediar a próxima Conferência do Clima da ONU, a COP 30. O governo francês expressou o desejo de se tornar um "parceiro de referência" na preparação do Brasil para este importante evento, agendado para novembro de 2025.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Um amplo esquema de segurança envolvendo as três esferas do país foi montado para receber Macron em Belém, incluindo patrulhamento em locais estratégicos como a Avenida Duque de Caxias, Avenida Pedro Álvares Cabral, Praça Princesa Isabel, Proximidades da Estação das Docas e do Prédio da Alfândega, Baía do Guajará e Rio Guamá.
Durante sua estadia na capital paraense, Macron terá uma série de atividades, incluindo uma reunião bilateral com Lula a bordo de um barco, onde discutirão questões globais como proteção da biodiversidade, transição ecológica e descarbonização das economias.
Além disso, o presidente francês visitará uma fábrica de chocolate na ilha do Combu, reconhecida pela sua contribuição para a bioeconomia e pela produção sustentável de cacau e chocolate na região amazônica. Na mesma ilha, Macron condecorará o cacique Raoni com a Legião de Honra, a mais alta honraria da França, em reconhecimento à sua luta pelos povos indígenas.
A visita de Macron a Belém encerra com um encontro com representantes de povos indígenas, destacando o compromisso do presidente francês com a promoção do diálogo e da cooperação com as comunidades locais.
Esta visita marca o início de uma agenda que também incluirá passagens por Itaguaí (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF), onde temas como investimentos bilaterais, questões climáticas e ambientais serão discutidos em reuniões com autoridades brasileiras.
Fonte: G1/PA