Partido Verde abre processo para expulsar Jadyel Alencar

O partido tomou a decisão após o deputado piauiense ter votado a favor da soltura de Chiquinho Brazão, acusado de ser o mandante da morte de Marielle Franco

Por Rayfran Junior,

A executiva nacional do Partido Verde tomou uma decisão na última quinta-feira (11) que pode resultar na expulsão do deputado federal Jadyel Alencar, representante do Piauí. A medida foi tomada após Jadyel votar contra a recomendação do partido para a soltura do deputado carioca Chiquinho Brazão, apontado pela Polícia Federal como um dos mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Foto: ReproduçãoJadyel Alencar
Jadyel Alencar

Jadyel Alencar foi o único dos dez deputados piauienses a votar pela soltura de Chiquinho Brazão. Seis parlamentares votaram pela manutenção da prisão de Brazão, enquanto dois se ausentaram e um se absteve na análise do pedido.

Chiquinho Brazão é acusado de envolvimento no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, ocorrido em março de 2018, no Rio de Janeiro. Ele foi preso por obstrução de Justiça por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em março deste ano.

Diante do voto de Jadyel Alencar (PV-PI), a direção do Partido Verde decidiu solicitar a abertura de um processo administrativo disciplinar para a expulsão do deputado, juntamente com outro parlamentar do partido, o Luciano Amaral (PV-AL). Em comunicado, o partido explicou que os parlamentares infringiram o Regimento Partidário ao votarem contra a orientação da Federação Brasil da Esperança, e que tal conduta não representa os valores da legenda.

Confira a nota da direção do Partido Verde 

Eleitos em 2022 pela legenda, os parlamentares infringem por meio do voto pela soltura do deputado federal Chiquinhos Brazão artigos previstos no Regimento Partidário. A conduta dos parlamentares, ao votar contra orientação da Federação Brasil da Esperança. causa espanto e não representa os valores desta legenda “

Jadyel Alencar, por sua vez, defendeu seu posicionamento nas redes sociais, destacando que seu voto foi motivado pela forma como o STF conduziu o processo de prisão de Chiquinho Brazão. “Dizer a vocês que o deputado Jadyel Alencar jamais votou contra punição, contra a prisão dos acusados, do que aconteceu com a ex-vereadora Marielle Franco. Eu votei contra o que fizerem com a Constituição Brasileira a maneira como o STF, com todo o respeito que tenho a Constituição, conduziu a prisão do deputado federal Brazão", disse o parlamentar. 

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar