Vereador cobra ações da Prefeitura de Teresina após mortes por dengue

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o Piauí registrou 10 mortes por dengue

Por Redação do Portal AZ,

O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) fez um alerta na Câmara Municipal de Teresina nesta terça-feira (21) sobre o aumento dos casos de dengue que têm atingido a capital piauiense. Sua manifestação foi impulsionada pela trágica morte da médica pediatra Laysa Lira, que faleceu 13 dias após a morte de seu filho de 5 anos, ambos suspeitos de dengue hemorrágica.

Foto: Reprodução/CMTVereador Aluísio Sampaio
Vereador Aluísio Sampaio

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o Piauí registrou 10 mortes por dengue em 2024, com o caso de Laysa Lira podendo se tornar o 11º. Além disso, foram confirmados 5.851 casos da doença, a maioria concentrada no sul do Estado.

O vereador apontou a baixa cobertura vacinal e a falta de ações preventivas da Prefeitura como as principais causas do aumento de casos em Teresina. Ele destacou a necessidade de campanhas de limpeza urbana e eliminação de focos do mosquito, práticas comuns na gestão anterior.

“A quantidade de vacinas que chegou para dengue é muito pequena. Não foi feito o que nós, enquanto gestores da gestão passada, fizemos, como os mutirões de limpeza coordenados pelo prefeito Firmino Filho. Além disso, falta coordenação dos agentes de endemias”, disse Sampaio.

Ele também criticou a ausência de um novo processo licitatório para a limpeza urbana. Segundo o vereador, a renovação emergencial do contrato de coleta de lixo há dois anos compromete a qualidade do serviço e onera os cofres públicos. “Temos um contrato emergencial de mais de R$20 milhões sem licitação para a coleta do lixo, e uma precariedade no serviço de limpeza pública que prejudica a cidade de Teresina com a questão da dengue”, argumentou.

Sampaio cobrou ações da Prefeitura para obter mais doses da vacina contra a dengue, enfatizando a necessidade de uma campanha eficaz de vacinação. “Peço ao prefeito, que é um profissional da saúde, que vá a Brasília e lute para melhorar essa campanha de vacinação, para minimizar esses casos graves, essas mortes e o sofrimento das famílias”, concluiu.

Fonte: Portal AZ

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar