Wellignton Dias terá reunião na ONU para apresentar redução da fome no Brasil

O objetivo é apresentar os dados relativos à redução da insegurança alimentar no Brasil e os esforços no combate à pobreza

Por Rayfran Junior,

O ministro Wellington Dias confirmou na manhã desta segunda-feira (8) que estará presente na reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), junto à Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião ocorrerá na sede da ONU, em Nova York, e o objetivo é apresentar os dados relativos à redução da insegurança alimentar no Brasil e os esforços no combate à pobreza.

Foto: Ascom/MDSMinistro Wellington Dias
Ministro Wellington Dias

Segundo o ministério, quando Wellington Dias assumiu a pasta no início de 2023, cerca de 15% da população brasileira estava em situação de insegurança alimentar. Em 2024, esse número foi reduzido para 4,1%, com uma meta de alcançar menos de 2,5%. A ONU considera uma nação "fora do mapa da fome" quando se mantém por três anos consecutivos abaixo deste índice. Com essa redução, o Brasil está em vias de ser reconhecido como o país que mais diminuiu a fome e a pobreza em 2023.

Os dados foram apresentados por Wellington durante uma palestra na abertura do evento "Mais Piauí" na Assembleia Legislativa. O ministro detalhou que, segundo levantamentos do IBGE e do IPEA, o Brasil vinha numa tendência de aumento da fome e da extrema pobreza, fechando 2022 com 15,5% da população em insegurança alimentar, equivalente a 33 milhões de pessoas. No ano passado, 24 milhões de pessoas foram retiradas dessa situação.

"A grande mudança que a FAO vai revelar é que o Brasil, que vinha em uma escala de crescimento, teve uma das maiores quedas do mundo”, afirmou Wellington.

Agenda na ONU

Wellington Dias explicou como será sua agenda em território americano: "Vou estar agora na ONU, a convite do órgão, representando o Brasil. O presidente Lula pediu que fôssemos representar o Brasil e apresentar os dados de 2023 sobre insegurança alimentar, sobre redução da pobreza, além da proposta da aliança global contra a fome e a pobreza."

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar