Silvio Mendes segue na liderança pela Prefeitura, aponta pesquisa Data AZ

Silvio Mendes ganharia a eleição em primeiro turno a ser mantido o atual cenário

Por Redação do Portal AZ,

A quinta rodada de pesquisas de intenção de voto do Instituto Data AZ, realizada nos dias 16 e 17 de julho, aponta que o candidato do União Brasil à prefeitura de Teresina, Sílvio Mendes, mantém a liderança com 44,75% das intenções de voto. O petista Fabio Novo, tem 38%, enquanto o prefeito Dr. Pessoa (PRD) aparece com 3,75%. Lourdes Melo (PCO) e Professor Tonny Kerley (Novo), tiveram 0,5% das intenções de voto.

Foto: ReproduçãoSilvio Mendes
Silvio Mendes segue na liderança pela prefeitura de Teresina

Neste cenário, em que as intenções de votos dos adversários somam menos que as suas (44,75% a 40,75%), Sílvio Mendes estaria eleito no primeiro turno, mas pesquisa espontânea, essa possibilidade se desfaz porque ali se registra um empate técnico entre o ex-prefeito e o candidato do PT.

Foto: Instituto Data AZNa pesquisa estimulada Silvio Mendes segue na frente de Fábio Novo
Na pesquisa estimulada Silvio Mendes segue na frente de Fábio Novo

Na pesquisa espontânea, o ex-prefeito de Teresina aparece com 34% das intenções de voto, ante 30,63% do deputado estadual petista. A diferença entre eles (3,37%) é um pouco inferior à margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

Foto: Instituto Data AZEspontânea

Enquanto na sondagem estimulada os indecisos somam 6,75%, na pesquisa espontânea o percentual dos que não sabem ou não opinam sobre o candidato em quem pretendem votar sobe para 29,25% - um indicativo de que será bastante acirrada a disputa, em que Silvio Mendes aparece favorito desde o início do ano.

Em relação à pesquisa anterior, contudo, o número de indecisos caiu bastante. 

Em junho, na sondagem espontânea os eleitores que não sabiam ou não opinavam sobre em quem votariam para prefeito somavam 40,88%.

O recuo entre as duas pesquisas representou ganhos para os candidatos que polarizam a campanha. 

Silvio Mendes tinha em junho 27,75% das intenções espontâneas de voto – e agora aparece com 34%, ou seja, acresceu 6,25% de eleitores que decidiram em seu favor.

Fabio Novo, que em junho tinha 21,25% na sondagem espontânea, na atual rodada surge com 30,63%, o que representa um acréscimo 9,38%, o que mostra um avanço maior dele sobre os eleitores indecisos.

O petista também teve um crescimento significativo na pesquisa estimulada. Entre junho e julho, ele acrescentou 4,62% às suas intenções de voto, saindo de 33,38% na sondagem do mês anterior para 38% no mês atual.

Sílvio Mendes também expandiu as suas intenções de voto, mas em percentual menor, de 1,75%, já que em junho tinha 43% e agora surge com 44,75% - o que mantém o padrão observado desde março, com 40% ou mais das intenções de voto em pesquisa estimulada.


REJEIÇÃO

Se está mantido um padrão de polarização entre os candidatos a prefeito Silvio Mendes e Fábio Novo, no campo da rejeição os índices captados pelo Data AZ vêm mantendo uma similaridade, com maior percentual de eleitores rejeitando votar no atual prefeito de Teresina.

Foto: Instituto Data AZNa pesquisa rejeição Fábio Novo é o segundo colocado
Na pesquisa rejeição Fábio Novo é o segundo colocado

Na pesquisa de julho, os eleitores que disseram não votar de modo algum no prefeito de Teresina somaram 68,38%, ante 59,63% em junho.

A segunda maior rejeição era a Fabio Novo, com 8,38% - ante 10,38% em junho, o que não deve ser uma preocupação para o petista e, menos ainda, para Sílvio Mendes, com rejeição de 4,23%, contra 4% em junho.
 
 
PESQUISAS ESTIMULADAS 

Foto: Portal AZPesquisas estimuladas

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Universo da Pesquisa: Bairros e localidades das zonas urbana e rural do município de Teresina.
Tamanho da amostra: 800 entrevistas individuais e domiciliares, sendo 752 na zona urbana e 48 na zona rural.
Margem de erro: 3,5% (para mais ou menos), com nível de confiança de 95%, nível de significância de 5%.
Responsabilidade técnica: o Instituto de Pesquisa Data AZ.
Número de registro: PI-05470/2024
Período de realização da pesquisa:  16 e 17 de julho de 2024.

Fonte: Instituto Data AZ

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar